KeePass: programa gerenciador de senhas grátis
Lidar com senha, para quem tem dificuldade para digitar mesmo com teclados virtuais, que é o meu caso, é trabalhoso sem o preenchimento automático de senhas e nomes de usuário, em formulários de login, que proporciona um software gerenciador de senhas, ainda mais atualmente onde quase tudo exige as tais passwords.
O aplicativo para gerenciar senhas que venho usando há um bom tempo e que cumpre perfeitamente sua função de gerir senhas é o KeePass Password Safe, que é uma aplicação de código aberto gratuita.
Além de suas funções básicas como gestor de senhas, o programa também possui recursos de automação de preenchimentos e a possibilidade de se instalar plugins nele, inclusive plugin de teclado virtual.
Como instalar pacote de idioma Português
- Acesse http://keepass.info/translations.html
- Baixe o arquivo de idioma “Portuguese, BR” ou “Portuguese, PT” correspondente à versão do KeePass instalada.
- Descompacte o arquivo baixado.
- Mova o arquivo descompactado para a pasta onde o KeePass está instalado; geralmente é “C:\Program Files (x86)\KeePass Password Safe 2”.
- Execute o KeePass.
- Clique no menu “view” > “change language”.
- Clique em “Portuguese (Brazil)” ou “Portuguese (Portugal)”.
- Clique em “yes” na janelinha que se abrir.
- Feito isso, o aplicativo se reiniciará em Português.
Como criar senhas fortes usando gerador de senha
Após ter criado e salvo uma base de dados no software, defina seu próprio padrão de senha forte que será usado na hora de gerar senhas novas:
- Clique no menu “ferramentas” > “gerar uma senha”.
- Na janela que se abrir, clique na aba “configurações”.
- Escolha “(personalizado)” em “perfil”.
- Selecione “gerar usando um conjunto de caracteres”.
- Preencha “tamanho da senha gerada” com um número maior ou igual a 10, dependendo de quantos caracteres você deseja que a senha possua.
- Deixe marcado somente “maiúsculas”, “minúsculas”, “números”, “sublinhado” e “caracteres especiais”.
- Clique na aba “avançado”.
- Deixe marcado somente “cada caractere deve se repetir no máximo uma vez”.
- Clique na aba “configurações”.
- Ao lado direito de “(personalizado)” em “perfil”, clique no ícone do disquete.
- Na janelinha que se abrir, clique na seta à direita.
- Escolha “(gerar senhas para as novas entradas automaticamente)”.
- Clique em “ok” e “ok” novamente.
Como preencher automaticamente nome de usuário e senha em formulário de login
- Clique no menu “editar” > “adicionar uma entrada”.
- Clique na aba “entrada”.
- Preencha o campo “título” com o nome do site onde os dados de acesso serão usados.
- Preencha o nome de usuário.
- Clique nos três pontinhos à direita do campo “senha” para que a senha gerada automaticamente seja exibida e você possa conferir se está do seu gosto; caso prefira preencher com uma senha preexistente invés de usar uma nova, basta apagar e substituir com a que deseja.
- Clique em “ok”.
- Essa inclusão que foi feita deve estar agora na lista na parte central da janela.
- Utilizando um navegador de internet, acesse o site correspondente aos dados de acesso contidos na inclusão feita nas etapas acima.
- Ainda no navegador, clique no campo referente ao nome de usuário.
- Vá para a janela do KeePass sem passar por nenhuma outra janela antes.
- Clique com o botão direito do mouse na inclusão mencionada acima e escolha “executar o preenchimento automático”.
- Se tudo correu bem, os dados de acesso foram preenchidos de forma automática na janela do navegador
Deixe um comentário