Défice de aprendizagem implícita em crianças com distrofia muscular de Duchenne: evidência de comprometimento cognitivo cerebelar?

Resumo do artigo científico em tradução livre

Este estudo teve como objetivo comparar a aprendizagem implícita [espécie de aprendizado adquirido inconscientemente] sequencial em indivíduos afetados pela distrofia muscular de Duchenne sem deficiência intelectual e com idade típica de crianças em desenvolvimento.

Uma versão modificada da tarefa de Tempo de Reação em Série foi administrada a 32 crianças com Duchenne e 37 crianças controles com idade cronológica comparável.

O grupo Duchenne mostrou uma taxa reduzida de aprendizagem implícita, mesmo que na ausência de deficiência intelectual global.

Este achado fornece evidências adicionais do envolvimento de aspectos específicos da função cognitiva na distrofia muscular de Duchenne e em seu possível substrato neurobiológico.

Implicit learning deficit in children with Duchenne muscular dystrophy: Evidence for a cerebellar cognitive impairment?

Vicari S., Piccini G., Mercuri E., Battini R., Chieffo D., Bulgheroni S., Pecini C., Lucibello S., Lenzi S., Moriconi F., Pane M., D’Amico A., Astrea G., Baranello G., Riva D., Cioni G., Alfieri P.

PLoS One. 2018 Jan 16;13(1):e0191164. doi: 10.1371/journal.pone.0191164. eCollection 2018.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *