Suplemento alimentar na distrofia muscular de Duchenne

De acordo com a análise de dados de artigos científicos internacionais feita por pesquisadores australianos intitulada Nutraceuticals and Their Potential to Treat Duchenne Muscular Dystrophy: Separating the Credible from the Conjecture, publicada em novembro de 2016 na revista Nutrients, alguns nutracêuticos (suplementos alimentares com poder terapêutico) podem atuar como uma terapia complementar valiosa ao tratamento convencional com corticoides (cortisona) na distrofia muscular de Duchenne devido às suas propriedades antioxidantes e/ou anti-inflamatórias.

Efeitos da suplementação alimentar na DMD conforme as pesquisas científicas analisadas

  • Chá verde: Dados de estudo em ratos mdx sugerem que o chá verde poderia auxiliar na prevenção dos estágios iniciais da necrose muscular.
  • Coenzima Q10 (CoQ10): Pode ser uma boa contribuição para ajudar a preservar a força e a função musculares em portadores de DMD que sofrem com os efeitos colaterais adversos dos corticosteroides.
  • Curcumina (substância extraída do açafrão): Em músculos de ratos mdx, o resultado sugeriu alívio da severidade patológica, inibição das alterações morfológicas e melhora da função muscular.
  • Genisteína (isoflavona presente na soja): Reduziu a patologia e melhorou a função dos músculos nos ratos mdx.
  • L-arginina (aminoácido): As medidas da função motora e a distância média de caminhada de 2 minutos melhoraram em quatro dos cinco portadores tratados; no entanto, o portador mais velho e mais gravemente afetado continuou a piorar apesar do tratamento.
  • Melatonina (hormônio): Os níveis de CK (creatinoquinase) no sangue foram reduzidos nos portadores tratados com melatonina, indicando que pode ter havido menos dano muscular, embora não tenha sido feita biópsia para confirmar.
  • N-acetilcisteína (NAC): Reduziu a patologia no modelo de rato mdx.
  • Protandim (composto farmacêutico de erva chinesa): Enquanto algumas ervas chinesas podem conter uma certa atividade de glicocorticoides, esta atividade não é suficiente para reduzir a patologia distrófica ou melhorar a função muscular, portanto essas ervas e compostos não são recomendados.
  • Resveratrol (substância extraída da uva): Teve efeitos benéficos na patologia e função musculares em ratos mdx.
  • Suco de beterraba: O nitrato de sódio, presente em sucos de beterraba enriquecidos, aliviou a isquemia funcional no músculo de portadores de distrofia muscular de Becker (infelizmente não foi pesquisado com Duchenne).
  • Taurina (aminoácido): Mesmo efeito da N-acetilcisteína, ou seja, reduziu a patologia no modelo de rato mdx.
  • Vitamina D: A suplementação com vitamina D aumentou significativamente a probabilidade dos portadores caminharem até os 12 anos de idade.

Vou tomar a liberdade de mencionar informações de mais dois estudos científicos referentes a suplementos alimentares ligados diretamente à distrofia muscular de Duchenne, sendo um sobre L-carnitina (L-carnitine supplementation in duchenne muscular dystrophy steroid-naïve patients: A pilot study), que tomei quando criança desnecessariamente, e outro sobre ômega 3 (Potential therapeutic impact of omega-3 long chain-polyunsaturated fatty acids on inflammation markers in Duchenne muscular dystrophy: A double-blind, controlled randomized trial):

  • L-carnitina (vitamina B11): Não apresentou melhora significativa na função das extremidades superiores e inferiores dos portadores.
  • Ômega 3: Pode ter um impacto terapêutico na inflamação crônica da DMD.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

18 Respostas

  1. Gil Miranda disse:

    Tudo bem, Estevão?

    Meu nome é Gil. Vi a lista de antioxidantes/suplementos alimentar acima. Gostaria de saber se você faz uso de alguns deles e com que frequência. Também, se acredita na possibilidade deles ou alguns, chegarem a resultar em algo com efeito benéfico aos portadores de distrofias.

    Tenho um amigo de 27 anos que, recentemente, recebeu o diagnóstico de distrofia muscular, porém, ainda não foi enquadrado num tipo específico. Está na luta pra identificar.

    Estou pesquisando sobre o assunto pra ver se consigo ou posso ajudar em alguma coisa, entende? Qualquer coisa… E só pra você compreender melhor: eu e minha esposa tivemos uma filha, de nome Miriã, atingida com uma doença denominada saturnismo. Uma longa e triste história… Ela faleceu em 2001. Restou a mais nova que agora tem vinte anos e saúde relativa.

    Se for possível da sua parte, gostaria ainda de saber em que pé estão as recentes pesquisas sobre as terapias genéticas. Vi, através deste blog, sua luta tamanha e de longa data e, idem, que é bem informado no assunto sobre distrofia. Admirável essa sua disposição de querer ajudar outros de alguma forma. Parabéns!

    Se puder responder aos meus questionamentos, agradeço de coração, desde já. Fiz algumas pesquisas no pubmed sobre alguns poucos destes suplementos de sua lista e, se desejar, poder-lhe-ei enviar os links de minhas pesquisas, certo?

    Obrigado pelo seu blog e que Deus ajude todos nós, tanto os já enfermos como aqueles que “pensam” ser sadios. Sim, vivemos no esquecimento da nossa doença comum chamada imperfeição que, por sinal, também é genética, progressiva e, com o tempo, afeta e tira todos nós desta cena.

    Aguardo…

  2. Estevão Simões Augusto disse:

    tudo bem e aí?
    eu tomo vitamina d para evitar osteoporose, mas creio que vale a pena ele experimentar esses outros suplementos também pois podem proporcionar algum benefício sendo ele ainda bem jovem.
    não estou a par de nenhuma pesquisa realmente satisfatória para cura.
    sugiro ele tomar prednisona ou deflazacort com orientação médica pois ajuda muito em retardar a progressão da doença.
    eu que agradeço a sua participação.
    abraço.

  3. Gil disse:

    Obrigado por sua resposta.

    Acredito que uma boa alimentação baseada numa dieta lowcarb ou cetogênica (idem, jejum intermitente) e acompanhada, concomitantemente, de retirada total de glúten, açúcar, leite, industrializados, possam contribuir e ser de grande ajuda em qualquer enfermidade. Em alguns casos, acredito, até resolutivos. Comprovei isso nas minhas inúmeras doenças ao longo destes meus sessenta anos.

    No caso de suplementação de vitaminas, minerais, aminoácidos, idem, mas, só que quanto a estes, o problema é descobrir a dosagem correta nos casos específicos. Creio, entretanto, que tais dosagens só sejam úteis quando feitas em megadosagens como aquelas receitadas/fornecidas por médicos ortomoleculares. Leia sobre isso, ou seja, “medicina ortomolecular”, ok? Esta já me auxiliou em diversas ocasiões. Idem, alguns amigos meus.

    Percebo que você é bem familiarizado com as drogas alopáticas alusivas ao seu caso especifico. Normal, não é? E por esta razão, deixo abaixo alguns links do canal no youtube “Vitamina d medicina e saúde” do Dr Wanderley Ribeiro Pires. Se não o conhece, talvez fique impressionado:

    https://youtu.be/ErYEv2VabIU
    https://youtu.be/auPJlwmGk1o
    https://youtu.be/_wwxhd1-Ym8

    Note: ele não é ortomolecular, porém, acompanhe alguns dos depoimentos feitos pelos pacientes dele no canal, por favor. Fiquei torcendo pra que meu amigo Rafael (aquele com DM) tivesse um tipo de doença autoimune pra poder se tratar com este médico. Pensei que ele, por exemplo, tivesse uma Esclerose Múltipla, doença esta perfeitamente tratada pelo Dr Wanderlei. Não foi e nem é o caso, infelizmente.

    Que Deus lhe ilumine a mente e o seu coração e, cada dia, possa lhe conferi as bênçãos que precisar para continuar enfrentando sua enfermidade com a coragem e a resiliência que o seu caso requer! E de novo, obrigado.

  4. Maria Cláudia da Silva Monteiro disse:

    Meu filho tem distrofia muscular de duchene,queria saber qual o suplemento alimentar que ele pode tomar ele tem 19anos.

  5. Estevão Simões Augusto disse:

    tenho 41 anos e tomo vitamina d3, vitamina b12 metilcobalamina, magnésio quelato, zinco, vitamina c de acerola, vitamina E e às vezes ômega-3 de algas (chlorella e spirulina). sugiro consultar um nutricionista antes de consumir suplementos.

  6. Juliana Lima disse:

    Meu Deus estou desesperada e impressionada sobre o quanto essa doença ainda é desconhecida por muitos,estou na luta meu filho com 12 anos atualmente foi diagnosticado com distrofia muscular.desde de os 6 anos percebo que tem algo errado.nossa rotina e hospitais médicos especialistas em várias áreas e nada.agora consegui ajuda na capital de SC.mas depois de muitos exames etc etc chegaram a essa conclusão.a parte mais afetada sao as escapulas um ombro caiu muito e assustador olhar a coluna entortou o quadril também é sofre de dores intensas perdeu muito peso.isso o limitou de muitas coisas como jogar bola e andar de bicicleta.afetou seriamente os tendoes o que as vezes o impede de andar.devido a pandemia cancelaram retorno às consultas.não identificaram ainda qual distrofia e.piorou muito nos últimos meses e a cada dia e uma tortura.eu já tive a ponto de enlouquecer de desespero mas tenho que demonstrar auto controle para não assusta lo.ninguém explica ninguém informa ninguém sabe muito.me disseram que ainda não tinham visto um caso como esse.é por aí vai.a espera e horrível e desesperador nos despedaça por dentro.a falta de conhecimento e triste muito triste me causa pânico e corro atrás de respostas soluções e nada.pesquiso muito sobre..poucas coisas disponíveis..Não sei se estamos no rumo certo se os especialistas são esses mesmos que estao o acompanhando..agradeço a Deus por ter encontrado pessoas receptivas Boas que realmente deram atenção ao caso dele, na nossa caminhada enfrentamos decepções
    muitafalta de respeito e ética.se alguém souber mais sobre e puder me informar fico imensamente grata!(ignorem meu conhecimento leigo sobre o assunto),a cada post a cada informação minha esperança se renova.Ainda bem que Deus é nosso alicerce nesses momentos.

  7. Angela Santos disse:

    Meu filho foi diagnosticado com DM,faz alguns anos, hoje ele tem 19anos e continuo na luta, ainda não tem nome a doenca dele apenas sabemos que e DM, vários especialista,de todas as áreas e nada,ele tem alguma dificuldade mas leva uma vida normal,ele toma vitamina D, importada,10.000,uma por dia,e tem resultado positivo, agora começou usar Q10,está estável,mas não é a cura apenas algumas melhoras,fico feliz mas não vou parar por aqui,continuo pesquisando, fé.

  8. Lazara Freitas disse:

    O irmão da minha nora tem Distrofia muscular de Duchene, está com quase 20 anos, faz agora em agosto! Só mexe a cabeça e as mãos. Infelizmente sua mãe faleceu de covid a 3 meses e meu filho também com 20 anos e minha nora estão cuidando dele agora. Quero saber mais sobre a DM, pra poder ajuda lo e obter mais conhecimento pra que ele tenha melhor qualidade de vida! Se puderem me informem sobre materiais que auxiliem nessa melhor compreensão e se há algum estudo novo que traga esperanças. Obrigada

  9. FERNANDO LUIZ DE BRAGANÇA FERRO disse:

    BOA TARDE A TODOS.
    TENHO LIMITAÇÕES MOTORAS, TAIS COMO LEVANTAR DE CADEIRA O QUE SÓ POSSO FAZER COM O AUXÍLIO DOS BRAÇOS.
    TENHO 67 ANOS.
    QUERO CRER QUE A MINHA DM É A MAIS BRANDA POSSÍVEL.
    ABRAÇOS E FORÇA PARA TODOS NÓS

  10. Paula disse:

    Olá meu filho de DMD ele tem 10 anos descobri quando ele tinha 4 anos, ele ainda fica de pé mas está com sobrepeso por conta do deflazacort mas seus músculos estão preservados tem força ainda toma vitamina D e cálcio e antes da fisioterapia toma whey come muito peixe e suco de uva estou na luta como todos espero muito em breve a cura🙏🏻 Estou pesquisando sobre as vitaminas como não há cura ainda entendo que preciso dar alimentação saudável e nutrir ele com suplementos que há uma regeneração celular rápida pois mesmo que há a inflamação e degeneração do músculo se darmos vitaminas e suplementos que ajudem mesmo que degenere rápido ajuda o músculo a recuperar mesmo um pouquinho
    Bom essa é minha esperança é vejo qdo meu filho está se alimentando bem como ele fica ativo e mais animado

  11. Elaine disse:

    Olá meu filho de 2 anos foi diagnosticado com DMD à 3 meses, ainda estou em choque, porém de acordo com a médica só iniciará com os corticoides aos 4 anos, e isto é angustiante. Estou lendo muito sobre complementação com vitaminas, mas na idade dele não se tem muita informação, quero muito ajudá-lo de todas as formas possíveis, pois tenho muita fé que em breve existirá a cura!

  12. Lilia Cristina Soares disse:

    Bom dia, conheço uma criança que foi diagnosticada com síndrome duchenne. Me preocupo pq acho estranho a forma que os responsáveis encara a situação. Eles deixam a criança á vontade deitado ou sentado jogando dia e noite. E ele ainda anda , não se alimenta bem , não toma água. Estive c ele ontem e está visivelmente desidratado e magro. Faz fisioterapia 1 x na semana vai na psicóloga. Mas não falam dia a dia dele p os médicos só as dificuldades. Essa rotina que relatei pode piorar a vida dele?.

  13. Boa tarde meu filho tem dmd ele pode tomar apevitin bc

  14. Boa noite meu filho tem doença duchene , como eu faco para da boa alimentação,
    Se existe cura para essa doença,
    Ele tem 10 aninho ainda tá andando
    Tenho fé em Deus que ele vai continuar andando.
    Eu passo noite sem dormir pensando no meu filho , cada dia que passa fica mais difícil os movimentos o jeito de andar.
    Alguém me ajuda?
    Sou maceio Alagoas

  15. Gilberto Rezende Teixeira disse:

    Olá, sou Gilberto tenho distrfia muscular das cinturas e 3 irmãs com o mesmo diagnóstico, a mais velha faleceu no mês de julho de 2022.
    Estou com 61 anos e confesso, estou desistindo e deixando a vida me levar, pesquisando sobre suplementos cheguei até aqui.
    Quem tiver alguma sugestão do que tomar ficarei agradecido.
    Cel. 11972360336
    Email. bettotei@gmmail.com

  16. Victoria Saba disse:

    Olá
    Fui diagnosticada com Distrofia muscular de cinturas recessivas tipo 2b há 5 anos.Hj aos 55 anos, só piorei.Nenhum profissional q me assiste(neurofisiatra e neurologista) me receitaram qualquer tipo de suplemento ou vitaminas.Estou atrás de orientações sobre isso para ver se consigo retardar o processo alguém poderia me ajudar? Aguardo resposta.Gratidao!🙌

  17. Victoria Saba disse:

    Olá
    Fui diagnosticada com Distrofia muscular de cinturas recessivas tipo 2b há 5 anos.Hj aos 55 anos, só piorei.Nenhum profissional q me assiste(neurofisiatra e neurologista) me receitaram qualquer tipo de suplemento ou vitaminas.Estou atrás de orientações sobre isso para ver se consigo retardar o processo degenerativo.Aguém poderia me ajudar? Aguardo resposta.Gratidao!🙌

  18. Alexandre disse:

    Tenho distrofia muscular de Becker,tenho 51 anos
    Graças a Deus,estou andando ainda.
    O difícil e achar um fisioterapeuta que conhece a doença,e si interessa pra ajudar kk

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *