Engasgos e dificuldade para engolir comida sólida na DMD

Minha dificuldade em engolir alimentos sólidos e, consequentemente, facilidade para engasgar, devido à progressão da distrofia muscular de Duchenne, tem aumentado, então passei a ingerir somente comida pastosa tipo banana amassada ou a beber as refeições em forma de sopa batida no liquidificador.

Eu ainda consigo mastigar e deglutir comida sólida mas tento evitar ao máximo comer desse jeito após engasgar e broncoaspirar (o conteúdo da boca entrou para o pulmão) algumas vezes, o que é extremamente desagradável e perigoso, pois não tenho força para tossir e expelir o pedaço de alimento ou catarro pulmonar formado em seguida, podendo me sufocar engasgado, porém fui sempre salvo pelo Emerson CoughAssist – aparelho respiratório capaz de estimular a tosse e puxar para fora o que estiver no pulmão.

Temos um liquidificador potente de 900w, portanto conseguimos bater praticamente qualquer coisa, o que me permite tomar a refeição de canudinho (do tipo para vitaminas, obviamente).

Entretanto, como nada é isento de falhas, há dias que sinto fraqueza até na deglutição de líquidos, inclusive água, tendo um ou outro engasgo pequeno. E curiosamente é mais fácil para eu me alimentar no café da manhã. Talvez isso se deva à musculatura pela manhã ainda não estar tão fatigada quanto na alimentação do resto do dia.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Uma resposta

  1. Olá, bom dia! Tenho dificuldade de enjeri suco, café canja, peixe cozido com caldo, sopa, mistura com a saliva e aí vai ficando difícil engolir, caldo com a saliva fica mais difícil engolir e aí tenho que jogar fora, café então é um perigo para o engasgo suco também, é um perigo, o que será.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *