Por que hibernar o computador ao invés de desligar

Desde meu primeiro PC 386 que estou acostumado a desligar o computador após concluir minhas atividades nele, mesmo após a chegada dos sistemas operacionais modernos, que passaram a contar com os recursos de suspensão e hibernar.

Mantive esse costume durante tanto tempo basicamente devido a preconceito e paranoia, achando que ao colocar o computador para hibernar o Windows fosse bagunçar os arquivos abertos ou posteriormente ficar lento.

Contudo, há 5 dias que tenho experimentado a hibernação, não tendo colocado o meu notebook para desligar nenhuma vez.

Até agora, não percebi nada de errado, pelo contrário, facilitou muito a minha vida de deficiente físico, sendo que não preciso mais me preocupar em toda noite ter de fechar o que eu estava fazendo para no dia seguinte abrir tudo novamente.

Além disso, a volta da hibernação no meu notebook leva mais ou menos 1/4 do tempo que levaria a inicialização completa do sistema mais a reabertura dos programas que eventualmente eu estivesse usando antes do desligamento.

Outra alternativa, que não gosto, seria entrar no modo de suspensão do notebook, mas neste modo o PC permanece com algumas funções mínimas ligadas, gastando eletricidade à toa, a fim de manter guardado na memória RAM tudo o que estiver ativo no momento da suspensão.

Como funciona o modo hibernar

A hibernação salva no disco rígido todo o conteúdo da memória RAM, isto é, o estado atual do computador mais todos os programas em execução e arquivos abertos, para em seguida desligar o micro completamente.

Quando o computador é religado, todos aqueles dados anteriormente salvos no disco são recarregados para a RAM, retornando tudo exatamente ao ponto em que estava antes de entrar no modo de hibernar.

Como ativar a opção hibernar no Windows 8.1 e Windows 10

  1. Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar;
  2. Escolha Opções de Energia;
  3. No painel à esquerda, na janela que se abrir, clique em Escolher a função do fechamento da tampa;
  4. Na tela que se abrir, sob o primeiro parágrafo abaixo do título Definir botões de energia e ativar proteção por senha, clique em Alterar configurações não disponíveis no momento;
  5. Nessa mesma tela, lá embaixo, sob o tópico Configurações de desligamento, marque Hibernar;
  6. Clique no botão Salvar alterações;
  7. Clique no botão Iniciar;
  8. Clique em Ligar/Desligar;
  9. Note que agora aparece também a opção de Hibernar entre os itens desse menu, o que antes não acontecia;
  10. Quando quiser então colocar para hibernar, basta clicar nesse item aí.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *