Telefonar no notebook com faxmodem USB externo e discador

USB 56K V.92 External Dial Up Voice Fax Data Modem fr Win XP 7 8 Linux Beliebt

No computador de mesa ou desktop que eu tinha era possível fazer ligação telefônica através do faxmodem com viva-voz (speakerphone) instalado no slot PCI e que eu utilizava em conjunto com um headset plugado neste modem ou então com uma base semelhante as usadas por operador de telemarketing.

Porém aquele computador parou de funcionar direito e troquei por um notebook. Com isso, fiquei sem meu fax-modem PCI, obviamente, e passei a usar o Skype para telefonar, sendo obrigado a assinar a função Skype Out, que é um serviço de telefonia pré-pago.

Usei o Skype Out por uns três anos e ele até quebra o galho, mas desisti porque, além de ser muito caro devido à tarifa ser cobrada em euros, eu ficava dependente de haver conexão de Internet para poder telefonar, o que não é muito recomendável se fazer num país de infraestrutura precária como o glorioso Brasil.

Felizmente, eu encontrei no Ebay, no ano passado, por R$ 35 na época e frete grátis mesmo vindo da China, o “Conexant USB CX93010 ACF Modem”, que é um fax-modem externo chinês, obviamente, e com interface USB 2.0, velocidade de 56K e protocolo de conexão padrão V.92.

Embora no anúncio dizia que a compatibilidade do aparelho era apenas até Windows 8 e eu havia acabado de atualizar o computador para o Windows 10, resolvi arriscar e comprei, pois o preço estava realmente barato, sendo que no Mercadolivre um outro modelo semelhante custava cerca de R$ 200.

Demorou uns vinte dias para chegar mas me foi entregue direitinho e não foi cobrado qualquer imposto, o que eu temia que acontecesse pois nunca havia comprado do Ebay antes.

No pacote veio o fax-modem, cabo de telefone de conector RJ-11 e CD de drivers.

Ao instalar, realmente não funcionou no Windows 10, nem mesmo utilizando o CD de drivers que acompanha o produto.

Todavia, como sou teimoso, procurei outro driver no Google e baixei a versão 2.0.21.0 (2009-12-01) do driver para Windows 10 no site Driver Scape, o que não gosto muito de fazer pois desconfio muito desses sites de drivers, mas não tive outra escolha.

Após desinstalar o driver que o Windows havia reconhecido automaticamente, instalei o driver baixado, cruzei mentalmente os dedos e reiniciei o micro… Ainda não funcionou, mas depois de desconectar e reconectar o modem na entrada USB do notebook algumas vezes e mais algumas reiniciadas no sistema, deu certo!

Desde então, uso ele para discar para qualquer número de telefone através do programa discador “Discagem telefônica” que fica escondido no Windows, bastando digitar dialer na busca do Windows 10 para o encontrar.

Há apenas uma pequena desvantagem: esse modelo de fax-modem possui uma entrada para linha telefônica e nenhuma saída, isto é, será necessário que você tenha uma outra tomada de telefone perto ou um adaptador divisor / multiplicador (tipo um benjamin de telefone) para você poder conectar um aparelho de telefone viva-voz ou uma base como a mencionada lá em cima, pois o modem também não tem entrada para headset ou fone de ouvido.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

6 Respostas

  1. Estevão Simões Augusto disse:

    interessante.

  2. Marcos Civardi disse:

    Estou com um problema parecido com o seu, seria possivel efetuar a ligação e falar com um headset com esse fax modem USB e usando o dialer?

  3. Estevão Simões Augusto disse:

    sim, desde que você tenha algo como o que está em https://distrofico.amplarede.com.br/2011/01/telefone-intelbras-hsb-10/

  4. Marcos Civardi disse:

    Entendi, então nada totalmente no mouse?

  5. Estevão Simões Augusto disse:

    infelizmente não.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *