Qual a melhor almofada antiescaras? Boa pergunta! (atualiz.20/1/15)

Desde meados do ano passado, sem qualquer razão aparente, tenho sentido muita dor na região do ísquio esquerdo – osso localizado na parte inferior da pélvis (quadril) e que apoia o corpo quando sentado -, após permanecer mais de 3h sentado na mesma posição, na minha cadeira motorizada ou carrinho, em cima da minha almofada Roho perfil alto, apropriada justamente para evitar essas dores isquiáticas e prevenir o aparecimento de escaras.

Testei, no ano passado ainda, a Almofada Ergonômica Autoinflável da Freedom e foi uma experiência extremamente desagradável, causando dores intensas.

Neste mês experimentei a almofada Jay Xtreme, que é antiescara e constituída de viscoelástico, espuma e bolsa de gel, mas esse modelo também provocou a mesma dor que a Roho me causa, além de o local onde a coxa fica apoiada ser quase tão duro quanto banco de carro, não servindo, portanto, para mim.

E hoje , 20 de janeiro de 2015, quis experimentar a almofada Jay Union, composta por um sistema que une fluido dinâmico e duas camadas de espuma, sendo a última camada de espuma viscoelástica. Não deu certo, dando dores no local do ísquio e na coxa esquerda.

Ainda não encontrei solução, porém, tentando entender o que acontece, pesquisei sobre essa marca Jay (propriedade da multinacional Sunrise Medical) em relação à distrofia muscular e encontrei no site do Parent Project o artigo em inglês muito instrutivo cuja tradução que fiz para português segue abaixo (observação: não necessariamente concordo com todo o texto):

O que dizer de uma almofada de alívio de pressão? Quando deve ser usada?

Almofadas raramente são necessárias nos primeiros dias de uso de cadeira de rodas em tempo integral, pois garotos geralmente são capazes de fazer pequenos ajustes posturais e raramente se queixam de qualquer desconforto atribuível à pressão. Os meninos preferem se inclinar  para a frente em suas cadeiras para usar o penico por si sós, e isso se torna difícil quando almofadas de alívio de pressão estão lá. Nas fases posteriores, no entanto, almofadas são muito importantes para a manutenção de conforto, estabilidade e bom alinhamento postural. almofadas muito boas e apropriadas no mercado, e um terapeuta pode ajudar com a seleção de uma. Alguns dos seguintes comentários e considerações podem ajudar a escolher.

Almofadas vêm em quatro configurações principais: ar, combinações de espuma e gel, combinações de espuma ou então apenas gel. Todas têm vantagens e desvantagens distintas, dependendo das necessidades particulares do usuário.

Uma almofada de sobreposição de gel (por exemplo, Pilot ou almofada de gel Akton) é uma útil primeira almofada, pois é confortável e previne forças de cisalhamento, enquanto ainda permite ao rapaz movimentar-se em sua cadeira. Almofadas de gel são de valor inestimável para viagens de longa distância.

Almofadas de ar (por exemplo, Roho) fornecem o melhor alívio de pressão e são capazes de contornar quaisquer proeminências ósseas, as quais podem ser um problema para os rapazes muito magros. Elas têm melhor absorção de choque e são fáceis de limpar, mas muitas vezes é difícil garantir a correta posição da pelve e elas podem ser bastante instáveis para uma pessoa com fraco controle do tronco. Do lado da manutenção, é fácil de inflar e desinflar essas almofadas.

Muitos terapeutas e familiares gostam dessa almofada pela sua superior capacidade de alívio da pressão. No entanto, cuidado extremo é recomendado ao fornecer uma almofada de ar para um rapaz que tenha escoliose, ou que esteja susceptível de desenvolver uma ou que fez cirurgia da coluna vertebral que não incluiu o sacro. O primeiro princípio do bom sentar é posicionar a pelve de forma estável, uma vez que deve apoiar a coluna e proporcionar o alinhamento para o tronco. Almofadas de ar não são capazes de oferecer uma base segura e estável para a pélvis.

Uma Roho pode ser a almofada a ser escolhida se a coluna é estável e se não houver obliquidade pélvica. Rapazes que fizeram cirurgia da coluna vertebral que incluiu a pélvis e que não têm obliquidade pélvica ficam satisfeitos com almofadas de ar.

Combinações de espuma e gel (ex. Jay 2 Deep Contour, Ottobock Cloud, Invacare Personal Seat, almofada Xact) são outro grupo para escolher.

As bases dessas almofadas são espuma, o que proporciona estabilidade, enquanto a bolsa de sobreposição ou inserção preenchida com gel oferece alívio de pressão. Para cadeiras equipadas com um mecanismo de inclinação, uma substância especial impede o fluido de gel de se deslocar quando inclinado.

As vantagens dessas almofadas de combinação são que elas proporcionam um suporte estável e podem acomodar proeminências ósseas leves a moderadas. Elas também são fáceis de manter, mas, possivelmente, a maior vantagem é que elas têm acessórios que não só podem corrigir ou acomodar a obliquidade pélvica e fornecer gel extra onde for necessário, mas também têm uma variedade de complementos para personalizar a almofada e abordar alguns dos possíveis problemas, como a assimetria pélvica ou pernas amplamente abduzidas.

As desvantagens são que elas precisam ser prescritas por um terapeuta que tenha sido treinado em fazer as medições necessárias. Ocasionalmente, como meninos mudam de tamanho, elas podem já não ter um bom ajuste. As almofadas podem ficar rasas, deixando gel insuficiente sob os ísquios. Outras considerações a ter em conta é que são mais pesadas e o fluxo de ar é limitado. Em condições extremamente quentes, o fluido pode se tornar bastante viscoso e perder a sua eficácia.

Entretanto, essa almofada é indiscutivelmente a melhor para rapazes com Duchenne, pois é confortável e pode acomodar complementos de apoio postural, como guias de quadril, calços para obliquidade pélvica, calços adutores e suplementos extras de fluido ou bolsas de gel sobrecarregadas, se mais alívio de pressão for necessário. Moços com Duchenne, muito raramente, têm o tipo de problemas graves de pressão que exige as mais altas características de alívio de pressão de uma almofada de ar, mas eles quase sempre precisam do apoio para a pelve e o realinhamento postural que a espuma oferece.

Simples combinações de espuma são consideradas por alguns como o mais eficaz para jovens com Duchenne que simplesmente precisam de uma confortável e firme base. Alguns exemplos de tipos com espuma são: Invacare Ultimate Base, T-foam e Jay Basic. As vantagens são que elas são baratas, estáveis e leves, e oferecem boa absorção a choques e fluxo de ar adequado. A manutenção dessas almofadas é mínima e não existe o risco de ficarem rasas.

Todavia, os ajustes posturais são difíceis de fazer. A superfície é mais quente e o alívio de pressão não é tão bom como em outros tipos. A almofada vai precisar de proteção de incontinência e derramamento de líquidos, se houver esse risco.

Às vezes, almofadas somente de gel podem proporcionar conforto e proteção contra forças de cisalhamento quando isso é tudo o que se precisa. Elas são recomendadas para indivíduos que ficam sentados por longos períodos, e estão disponíveis em três espessuras: 12mm (o Commuter), 16 milímetros (a Centurion) e 25 mm (o PilotOne). A desvantagem de almofadas de gel é que elas são pesadas. A almofada de gel Akton Grid é um opção leve e flexível que fornece boa proteção de pressão e cisalhamento e pode ser transferida entre cadeiras facilmente.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

8 Respostas

  1. Alexandre disse:

    Olá Estevão..eu já usei uma High Profile igual essa sua, mas não me adaptei com ela..comprei então uma Almofada Roho Mosaic e para minha surpresa, me dei muito bem com ela, sem falar que seu preço é 1/3 da High Profile..
    Minha primeira Roho Mosaic durou quase 4 anos..recentemente ela furou e eu comprei outra.

  2. Estevão Augusto disse:

    tudo bem?
    nossa, bom saber que existe essa outra opção adequada pois fiquei com medo desse modelo mosaic não dar certo na época.

    abraço.

  3. Alexandre disse:

    Boas Estevão,
    Em Portugal usamos a almofada da Systam é excelente e a relação qualidade preço é imbatível. Deixo o link para poder verificar a qualidade e as características. http://www.universosenior.com/prevencao-anti-escaras/almofadas-anti-escaras/

  4. Estevão Augusto disse:

    Qual modelo você recomendaria para quem tem muita dor nos ísquios?

  5. Liliane disse:

    Boa noite Estevão!
    Eu estava pensando em comprar uma Mosaic para meu pai. Ele teve um AVC a 10 anos, e perdeu os movimentos do lado direito, então fica a maior parte do dia sentado. Mas ele não tem controle do troco, porque ele tende a cair para o lado direito. Então acho que não vai ser uma boa. Você saberia me indicar alguma boa para aliviar pressão?

  6. Estevão Simões Augusto disse:

    a que eu uso, que está em http://www.cavenaghi.com.br/almofada-perfil-alto-quadtro-selectr-1010-rohor-220/p , foi a melhor para o meu caso, mas ela encareceu tremendamente desde que comprei .
    no ano passado eu experimentei a que está em https://www.chantal.com.br/produto/almofada-gelcell-cadeirante/ e eu achei tão boa quanto à minha, sendo também mais barata.

  7. Alexandre disse:

    Sempre usei a Roho Mosaic.. Ano passado comprei uma Jay Go.. Estou gostando..está melhor que a Mosaic..

    Obs: Tenho DMB

  8. Estevão Simões Augusto disse:

    legal, mas infelizmente as jay incomodam o nervo da minha coxa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *