KeePass: programa gerenciador de senhas grátis

Lidar com senha, para quem tem dificuldade para digitar mesmo com teclados virtuais, que é o meu caso, é trabalhoso sem o preenchimento automático de senhas e nomes de usuário, em formulários de login, que proporciona um software gerenciador de senhas, ainda mais atualmente onde quase tudo exige as tais passwords.

O aplicativo para gerenciar senhas que venho usando há um bom tempo e que cumpre perfeitamente sua função de gerir senhas é o KeePass Password Safe, que é uma aplicação de código aberto gratuita.

Além de suas funções básicas como gestor de senhas, o programa também possui recursos de automação de preenchimentos e a possibilidade de se instalar plugins nele, inclusive plugin de teclado virtual.

Como instalar pacote de idioma Português

  1. Acesse http://keepass.info/translations.html
  2. Baixe o arquivo de idioma “Portuguese, BR” ou “Portuguese, PT” correspondente à versão do KeePass instalada.
  3. Descompacte o arquivo baixado.
  4. Mova o arquivo descompactado para a pasta onde o KeePass está instalado; geralmente é “C:\Program Files (x86)\KeePass Password Safe 2”.
  5. Execute o KeePass.
  6. Clique no menu “view” > “change language”.
  7. Clique em “Portuguese (Brazil)” ou “Portuguese (Portugal)”.
  8. Clique em “yes” na janelinha que se abrir.
  9. Feito isso, o aplicativo se reiniciará em Português.

Como criar senhas fortes usando gerador de senha

Após ter criado e salvo uma base de dados no software, defina seu próprio padrão de senha forte que será usado na hora de gerar senhas novas:

  1. Clique no menu “ferramentas” > “gerar uma senha”.
  2. Na janela que se abrir, clique na aba “configurações”.
  3. Escolha “(personalizado)” em “perfil”.
  4. Selecione “gerar usando um conjunto de caracteres”.
  5. Preencha “tamanho da senha gerada” com um número maior ou igual a 10, dependendo de quantos caracteres você deseja que a senha possua.
  6. Deixe marcado somente “maiúsculas”, “minúsculas”, “números”, “sublinhado” e “caracteres especiais”.
  7. Clique na aba “avançado”.
  8. Deixe marcado somente “cada caractere deve se repetir no máximo uma vez”.
  9. Clique na aba “configurações”.
  10. Ao lado direito de “(personalizado)” em “perfil”, clique no ícone do disquete.
  11. Na janelinha que se abrir, clique na seta à direita.
  12. Escolha “(gerar senhas para as novas entradas automaticamente)”.
  13. Clique em “ok” e “ok” novamente.

Como preencher automaticamente nome de usuário e senha em formulário de login

  1. Clique no menu “editar” > “adicionar uma entrada”.
  2. Clique na aba “entrada”.
  3. Preencha o campo “título” com o nome do site onde os dados de acesso serão usados.
  4. Preencha o nome de usuário.
  5. Clique nos três pontinhos à direita do campo “senha” para que a senha gerada automaticamente seja exibida e você possa conferir se está do seu gosto; caso prefira preencher com uma senha preexistente invés de usar uma nova, basta apagar e substituir com a que deseja.
  6. Clique em “ok”.
  7. Essa inclusão que foi feita deve estar agora na lista na parte central da janela.
  8. Utilizando um navegador de internet, acesse o site correspondente aos dados de acesso contidos na inclusão feita nas etapas acima.
  9. Ainda no navegador, clique no campo referente ao nome de usuário.
  10. Vá para a janela do KeePass sem passar por nenhuma outra janela antes.
  11. Clique com o botão direito do mouse na inclusão mencionada acima e escolha “executar o preenchimento automático”.
  12. Se tudo correu bem, os dados de acesso foram preenchidos de forma automática na janela do navegador

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