Como destravar e reiniciar o computador com comando de voz

A chegada do Windows 8 na minha vida há quase um ano me fez reviver algo que eu julgava extinto desde o Windows 7 (a melhor versão do sistema operacional da Microsoft na minha opinião): travamento do computador.

Para uma pessoa não deficiente físico, os travamentos do PC são facilmente resolvidos com o botão reset, nos desktops, e desligando-religando, nos notebooks. Porém isso não é tão simples no caso do portador de deficiência física grave, sobretudo se estiver sozinho.

A salvação dos deficientes físicos é, caso a travada não seja por problema sério de hardware, um programa de reconhecimento de voz em português chamado Motrix, do qual já falei em outra ocasião, pois ele permite se adicionar comandos do sistema operacional nele também.

Para fazer essa configuração no software Motrix, após obviamente tê-lo instalado e aprendido sua operação, basta editar com o Bloco de Notas o arquivo “motrix.cmd”, localizado na pasta “C:\Program Files (x86)\motrix”, adicionando as linhas seguintes no final do arquivo:
@x
escreve "Force Restart"
executa "Shutdown /r /f" &
termina

@y
escreve "finalizar tarefa"
executa "tk.bat" &
termina

Agora crie um novo arquivo de texto com o Bloco de Notas e coloque a linha a seguir:
taskkill /F /FI "STATUS eq NOT RESPONDING"

Salve como tk.bat (certifique-se que a extensão seja somente “.bat” e não “.bat.txt”) dentro da pasta “C:\Program Files (x86)\motrix”.

Caso esteja aberto, feche o Motrix, clique com o botão direito do mouse / rato em seu ícone na área de trabalho, escolha Propriedades, clique na aba Compatibilidade, marque a opção “Executar este programa como administrador”, clique em Ok.

A partir de agora, quando o Motrix estiver em execução e o micro travar, diga mái iscrípti (seria my script, na realidade) e em seguida iânqui (yankey), o que fará com que qualquer programa que esteja apresentando mensagem tipo “não está respondendo” seja imediatamente fechado. Se esse procedimento não resolver, diga mái iscrípti e em seguida écs-urêi (x-ray), o que forçará o reinício imediato do computador.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *