Tratamento com células-tronco para DMD em 2012 no Brasil

Brasil deve testar tratamento inédito com células-tronco em 2012

19/11/2011 – 11h37

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Pesquisadores brasileiros devem testar em seres humanos um tratamento inédito com células-tronco. Portadores de distrofia muscular de Duchenne vão receber, pela primeira vez no país, células-tronco retiradas de outra pessoa. Até hoje, o Brasil só tratava com células-tronco do próprio paciente.

Segundo a pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP) Mayana Zatz, os primeiros testes com pacientes devem ocorrer no final de 2012. Os voluntários para a pesquisa serão jovens com a doença que atinge crianças do sexo masculino e causa a degeneração dos músculos. “Alguns meninos perdem a capacidade de andar muito cedo”, disse.

Mayana Zatz é diretora do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco. É também uma das maiores autoridades em pesquisas sobre o assunto no país. A pesquisadora foi entrevistada do programa 3 a 1, na sede da TV Brasil, na última quinta-feira (17), .

Ela disse, durante o programa, que o Brasil tem centros de pesquisa desenvolvendo estudos de ponta sobre células-tronco. No caso do tratamento dos pacientes com distrofia de muscular de Duchenne, serão usadas células-tronco extraídas da gordura.

Segundo Mayana Zatz explicou que células-tronco de doadores saudáveis serão tratadas e implantadas nos músculos dos pacientes doentes. As células, por suas características biológicas, se transformarão em tecido muscular e regenerar músculos comprometidos pela doença. “As células retiradas em uma lipoaspiração poderão gerar músculo”, declarou.

A pesquisadora declarou que esse procedimento já foi testado em ratos e cães. Segundo ela, os animais foram observados por até três anos e não apresentaram nenhum efeito colateral. “Até agora, tivemos resultados muito interessantes”, disse. “Nada de tumores”, completou.

A possibilidade do desenvolvimento de tumores em pacientes que passam por tratamento com células-tronco é justamente a maior preocupação dos pesquisadores. Na Alemanha, uma criança que passou por esse tipo de tratamento teve esse efeito colateral.

Por causa do risco, Mayana Zatz disse que é preciso ter muita cautela antes de qualquer teste em humanos. Ela acredita, porém, que a técnica desenvolvida no Brasil está pronta para entrar nessa fase. Para que isso aconteça, o projeto de pesquisa sobre o tratamento para distrofia muscular terá de passar pela avaliação de um comitê de ética de pesquisadores. Para a pesquisadora, a aprovação pode demorar um tempo, porém dará mais segurança para o prosseguimento da pesquisa.

Edição: Aécio Amado

Fonte: agenciabrasil.ebc.com.br/noticia

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

48 Respostas

  1. Juliana Kojoroski disse:

    Estevao… que noticia boa… estarei aguardando maiores informaçoes sobre esse tratamento… Que esse metodo ajude muito a todos os meninos, voce e meu filho, o Matheus. Um grande abraço e muito obrigada pela noticia…

  2. Estevão Augusto disse:

    vai dar tudo certo, se deus quiser.
    abraço.

  3. Mariana Malta Nascimento disse:

    OI gostaria de obter mais informações sobre esse tratamento com células tronco, como por exemplo: a faixa etária que será selecionada para os testes, o grau de deficiência dos pacientes que serão testados e como podemos fazer para inscrever um paciente para testar o novo tratamento….Sou médica e tenho um primo de 8 anos que possui DMD, apresenta apenas diminuição na força da musculatura dos membros inferiores mas ainda deambula….Aguardarei retorno anciosamente e maiores orientações. Grata.

  4. Estevão Augusto disse:

    Infelizmente, não tenho maiores informações sobre essa pesquisa além do que está no texto acima. E infelizmente também, ainda não estão abertas inscrições para esses testes, pois os cientistas precisam antes aprovação do governo.
    Abraço.

  5. Claudia disse:

    Olá, Minha mãe tem DM.Vi sua postagem no orkut e queria mais informações. Alguém tem o contato desta médica Mayana Zatz ou do Centro de Estudos do Genoma Humano e do Instituto Nacional de Células-Tronco.
    Como podemos saber se há possibilidade de inscrição para participar deste tratamento.
    Desde já agradecida.

  6. Estevão Augusto disse:

    olá.
    ainda não há inscrições pois os testes ainda não foram enviados para aprovação pelos órgãos responsáveis.
    imagina.
    abraço.

  7. Silvana disse:

    Tenho sobrinho neto hj com 12 anos q tem DMD , gostaria de ter maiores informações sobre essa pesquisa e assim q iniciarem a seleçao de pacientes portadores da DMD gostaria q chamassem meu sobrinho .
    obrigado

  8. Estevão Augusto disse:

    ainda não há mais dados sobre as pesquisas.
    quanto a chamar seu sobrinho, isso seria com os pesquisadores.
    abraço.

  9. Maysa Reis disse:

    Marcella reis, minha filha, n8256CA na Usp, quer pertencer a área experimental p célula tronco. Existe essa possibilidade?qdo se iniciarão os testes?

  10. Estevão Augusto disse:

    Eu também gostaria de pertencer a essa área experimental.
    Infelizmente ainda não há previsão.
    Abraço.

  11. maria cardeal disse:

    oi meu filho de 4 anos tem dmd se deus quiser esse tratamento vai ser aprovado!

  12. Estevão Augusto disse:

    olá.
    pode apostar que sim?
    abraço.

  13. maria ap.queiroz de souza disse:

    Nossa Estevão que noticia boa, eu sou portadora de destrofia muscular tenho 51 anos, eu estou sempre nesta torcida para que esses tstes com as celulas troncos de muito certo mesmo,porque eu sei que a minha cura está perto, n só minha mas de todos aqueles que tbem estão nessa esperaça e fé, um grande abrço,fica na paz!!

  14. maria cardeal disse:

    olá estevão como vc está hoje?abraço

  15. Estevão Augusto disse:

    @maria ap.queiroz de souza
    está muito perto, sim.
    abraço.

  16. Estevão Augusto disse:

    @maria cardeal
    vou bem e você?
    abraço.

  17. Sandra disse:

    Tenho um filho portador de Distrofia Muscular de Duchene, com 12 anos ele
    esta em cadeira de roda seu estasdo e bom.
    Como possso fazer para que ele participe este ano de 2012 do Tratamento de Celulas tronco

  18. Estevão Augusto disse:

    infelizmente, os testes ainda terão de ser aprovados primeiro.
    abraço.

  19. Lilá disse:

    Sim, acho muito importatant é mais uma evolução maravilhosa! e se feito como está escrito, com cautela claro que vai dar certo e muitas pessoas vão se beneficiar, inclusive nós mesmo, hoje estamos bem, o amanhã não sabereremos…

  20. Estevão Augusto disse:

    é isso aí.
    abraço.

  21. gostaria de obter informações sobre a pesquisa , tenho 29 anos , apresento dificuldade de erguer meus braços acima da altura dos ombros , minhas escápulas saltam para traz , só uso roupas folgadas , nunca procurei um médico pois tenho muita vergonha , tenho 3 irmãos e minha mãe com mesmo problema , agora estou decidido a tentar ajuda , espero que se alguem puder me ajudar , ficaria muito grato , me disponibilizo a ser voluntário para pesquisas , já não consigo me adaptar a alguns tipos de trabalho , já tenho até dificuldade para dirigir . 51-97041511 sapiranga rs

  22. Estevão Augusto disse:

    Infelizmente, não tenho mais informações sobre a pesquisa além das que estão no texto.
    Abraço.

  23. José Adeilmo Leite disse:

    Que notícia maravilhosa, Estevão, minha mãe tem distrofia muscular há mais ou menos 20 anos, os médicos dizem que, o caso dela é o menos malígno, só que pelo tempo que faz já está muito avançado, inclusive, recentemente ela teve que se submeter a uma traqueostomia, pois não tinha mais força para respirar. Será que, se essa bendita pesquisa for aprovada, ela ainda tem chances? desde já lhe agradeço profundamente.

  24. Estevão Augusto disse:

    creio que todos nós seremos beneficiados.
    imagina, eu que agradeço.
    abraço.

  25. Renata disse:

    Olá! Gostaria de saber como faço para inscrever meu parente nesse estudo?
    Obrigado!

  26. Lúcia enes disse:

    Já há alguma novidade sobre este tratamento?

  27. Estevão Augusto disse:

    infelizmente, parece que essa notícia se mostrou exagerada.
    mais uma frustração para nós.
    abraço

  28. Estevão Augusto disse:

    olá.
    a pesquisa infelizmente ainda não está pronta.
    abraço

  29. Conheço um menino que tem miotonia congenita de becker você conhece esta doença.

  30. Estevão Augusto disse:

    não conheço, infelizmente.
    abraço

  31. marli gomes costa disse:

    Olá, sou a mãe de Marcos Kaique ele tem dushenne,gostaria de saber como posso inscrevê-lo para participar das pesquisas, ele tem 14 anos e ficou paraplégico aos 12 anos de idade estamos confiando que Deus fará um milagre qualquer coisa meu telefone:8288099485

  32. Estevão Augusto disse:

    olá.
    infelizmente, não se sabe em que pé está essa pesquisa, nem se está ocorrendo.
    abraço

  33. flavia disse:

    oi!! sou mae do daniel ele tem 15 anos e portador da distrofia muscular parou de andar com 10 gostaria de saber quando vai começar as inscriçoes para a cura dessa doença? pois quero muito ver meu filho andando novamente com fe´ em Deus ea todos que tambem sofrem com isso

  34. Estevão Augusto disse:

    olá.
    infelizmente, ainda não começaram.
    abraço

  35. Luiz Tavares disse:

    Caros Pais, Parentes, Amigos e Portadores de DMD
    Tenho um filho com 28 anos portador de DMD. Conseguimos superar os 25 anos com muito amor, carinho, qualidade de vida, fisioterapia, ventilação noturna e atividade de lazer. Essa é a receita para passar dos 25 e estar pronto para a chegada da Grande Noticia que certamente virá em breve.
    A esperança é muito grande, a fé em DEUS e nos pesquisadores, sob o comando da brilhante cientista Dra Mayana Zatz, com certeza levará ao sucesso das pesquisas com celulas tronco. Mas só a fé não basta, eles precisam de recursos financeiros para financiar as pesquisas. Por isso é necessário ajuda de todos, principalmente dos governos federal e estaduais. Tanto dinheiro desperdiçado em obras faraônicas, desvios e corrupção, mas dinheiro para essa pesquisa não vem.
    Vamos pressionar os politicos para destinar recursos para o grupo da Dra Mayana e o Centro de Pesquisas do Genoma Humano.
    Contem com minha ajuda.
    latsdf@gmail.com

  36. Estevão Augusto disse:

    excelente ideia.
    abraço

  37. ÉDILA disse:

    Nossa ……………………. esta e´
    a melhor noticia que eu poderia ler.
    Papai do céu olhai por nós, precisamos disso assim como precisamos do ar que respiramos. Vou conversar com Deus e pedir a ele que mande isso para nós o mais rápido possível.

  38. Daniela Madeira disse:

    Meu sobrinho foi diagnosticado com DMD no dia 15/05/2013. Os pais estão precisando muito de ajuda psicológica. Quero saber se existe algum grupo de apoio para as famílias. Estamos inconsoláveis e cheios de dúvidas.

  39. Estevão Augusto disse:

    perdoe a demora.
    qual sua cidade?
    abraço

  40. Estevão Augusto disse:

    sim, toda a oração é necessária para esse caso.
    abraço

  41. Xavier Neto disse:

    Olá… Queria saber se a pesquisa ja começou a ser testada e se há alguma noticia a respeito, meu filho de 5anos tem todoa os sintomas da doença prorem avaliado pela geneticista e pelo exame e pelo historico ela disse que nao era DMD porem o metodo usado nao excluia totalmente as deleções da doença. Queria saber se hoje dois anos depois dessa noticia se algo foi feito se alguem ja passou pela experiencia do tratamento e caso sim como faria para escrevê-lo.
    Desde ja agradeço. Forte Abraço!

  42. Estevão Augusto disse:

    tudo bem?
    infelizmente parece que está tudo parado por enquanto.
    abraço.

  43. Silvana disse:

    Gostaria de saber como anda a pesquisa

  44. Estevão Augusto disse:

    parece que desistiram dessa aí, infelizmente.
    abraço

  45. oi serà que hoje março de 2017 conseguiram finalizar a pesquisa das celulas tronco .tem muitas crianças aguardando um milagre sò quem passa que sabe a tortura que e esperar um remedio uma bençâo uma cura , e cada dia ver um filho ficar atrofiado sem ter o que fazer .senhor jesus coloque uma bençâo sobre esses pesquisadores para eles trazerem a cura para esses meninos estamos aguardando sempre amèm

  46. Estevão Augusto disse:

    ainda não, infelizmente.
    os portadores adultos também esperaram.

  47. vicente cunha coura disse:

    Dr.a Maiana Zatz, Bom Dia.! Estive no seu departamento em SP há mais de 10 anos. Realizou-se ai exames hitoquimicos com fragmentos do meu músculo. Foi fechado o diagnóstico como Doença de Mc Ardle. Sou acompanhado em BH, pela Dra Juliana Gurgel. Ofereço-me como voluntário para receber células tronco. Sofro com perda muscular, rabdomiólise, dor insuportável, fraqueza muscular a qualquer esforço. Por favor me ajude ! Sou Farmacêutico-Bioquímico, tenho 73 anos. Vicente cunha coura – Fones: 31 3317-8817 / 98468-6153. Atenciosamente Agradeço e Aguardo.
    Obrigado

  48. Mariane renno ribeiro disse:

    Possuo distrofia miotonica. Dificuldade no relaxamento dos músculos isso me faz ter quedas frequentes. Gostaria de ter alguma esperança a mais de 10 anos apresentando sintomas. Até meu músculo respiratório é afetado. Tenho 39 anos sou mulher.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *