Motrix 1.6 Vista (atualiz.24/6/11)

Em 2008, incluí uma postagem sobre o Motrix, software de comando de voz grátis brasileiro. Entretanto, somente há um pouco mais de um ano que passei a utilizá-lo, pois o programa de reconhecimento de voz que até então eu estava usando – ViaVoice – não era compatível com o Windows 7, sistema operacional que eu havia adotado.

Embora o Motrix não tenha tantas funcionalidade quanto o referido ViaVoice, considero-o eficiente, prático e fácil de operar, permitindo que se controle por voz as funções do computador e dos botões e cursor do mouse com simplicidade e rapidez.

As únicas ressalvas são em relação ao recurso de ditado por voz ser limitado (é necessário ditar letra por letra para se escrever uma palavra) e o fato de cada comando por voz ser em inglês. Fora isso, é perfeito, sendo que ele pode ser empregado mesmo sem se ter conhecimentos de inglês, pois a interface e o manual são em português, e este manual explica muito bem todas as operações.

Alguns truques:

  • Se estiver com dificuldade para ditar a letra “p”, diga “Rata” ao invés de “Papa”.
  • Se estiver com dificuldade para ditar a letra “v”, diga “Vítor” ao invés de “Victor”.
  • Se estiver com dificuldade para ditar a letra “h”, diga “Ôtel” ao invés de “Hotel.
  • Se estiver com dificuldade para ditar a letra “a”, diga “Elfa” ao invés de “Alfa”.
  • Se estiver com dificuldade para ditar a letra “k”, diga “Kiló” ao invés de “Kilo”.
  • Caso aconteça do programa inexplicavelmente ficar meio “surdo”, verifique se o seu nome de usuário está corretamente preenchido no campo ao lado esquerdo do botão “Treino”, na janela do Motrix.
  • É perfeitamente possível a utilização do reconhecimento por voz sem realizar o treinamento do mesmo através da leitura de textos em inglês, porém a qualidade do reconhecimento aumenta significativamente após esse treinamento.
  • Para exibir um menu predefinido de programas e executar um deles, diga “My script”, depois diga “Space” e em seguida diga a letra correspondente ao programa desejado.
  • Apesar do manual não mencionar como fazer, existe a possibilidade de se personalizar o menu de programas acessado pelo comando “My script”. Para isso:
    1. Vá até a pasta C:\Arquivos programas\motrix, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo motrix.cmd e escolha “Editar”;
    2. Na janela do Bloco de notas que se abriu, acrescente uma linha abaixo de escreve "As opções são" constando: escreve "z (Zulu) - Paint"
    3. No final de tudo, dê dois parágrafos e acrescente as linhas:
      @z
      escreve "chamando Paint"
      executa "mspaint" &
      termina
    4. Salve o arquivo;
    5. Se já não estiver aberto, execute o Motrix, diga “My script” e em seguida diga “Zúlu”;
    6. Veja se o programa Paint se abriu;
    7. Agora faça esse procedimento para todos os programas que quiser adicionar à lista, com o cuidado óbvio de não repetir letras;
    8. Se ocorrer de algum programa não conseguir ser executado por esse processo, será necessário criar um atalho para o programa desejado, copiar esse atalho para a pasta C:\Arquivos programas\motrix e colocar o nome do atalho no lugar do nome do programa lá na lista.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Uma resposta

  1. […] seja por problema sério de hardware, um programa de reconhecimento de voz em português chamado Motrix, do qual já falei em outra ocasião, pois ele permite se adicionar comandos do sistema operacional […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *