Click-N-Type Virtual keyboard (atualiz.22/6/11)

Em vão eu tenho buscado encontrar algum teclado virtual com predição de palavras perfeito, isto é, um programa que, além de ser capaz de sugerir e completar palavras ao se digitar, também não trave as teclas virtuais, não tenha uma janela muito grande e que possua um vasto dicionário em português. Um ou outro desses problemas afeta os softwares Click-N-Type, VirtualKeyboard 2.0 e Eugénio – O Génio das Palavras. Embora, entre esses três preditores de palavras, a minha preferência fique pelo VirtualKeyboard, acho importante falar sobre o Click-N-Type, pois, mesmo travando as teclas de vez em quando, ele tem um razoável (em comparação com os outros) dicionário para português do Brasil e sua janela é pequena.

Para baixar este preditor de palavras grátis, vá em cnt.lakefolks.com. Depois do download e da instalação, no caso de ser Windows 7, ainda não abra o programa mas clique com o botão direito do mouse sobre o ícone Click-N-Type Keyboard (deve estar na área de trabalho), escolha “Propriedades”, escolha “Compatibilidade”, marque a opção “Executar este programa como administrador”, ok. Vá em cnt.lakefolks.com/lpacks.htm, baixe o “Portuguese (Brazilian-ABNT2) Language Pack” e instale. Agora, sim, rode o Click-N-Type, clique em File, escolha “Configurations”, selecione “Portuguese Brazilian”, ok. Clique em Ficheiro, escolha “Seleccionar teclado personalizado”, selecione “QWERTY103-short.cfg” ou “QWERTY103-long.cfg”, abrir. Clique em “Texto automático”, veja se a opção “Activar texto automático” está marcada, se não estiver, clique nessa opção.

Tudo pronto, basta começar a escrever.

Daqui para frente, quando quiser acrescentar uma nova palavra, digite-a, clique na barra de espaço, clique em “Texto automático”, escolha “Adicionar palavra contida no buffer”, ok.

2 Respostas

  1. Rogério disse:

    Estevão, o click n type pode ser moldado de acordo com o que vc precisar. para isso vc tem que instalar um outro software que se chama CNT designer. Aúi vc monta o teclado de acordo com suas necessidades,ok?

  2. Estevão Augusto disse:

    valeu pela dica, mas o grande problema é que ele trava direto.
    Estou testando o http://robotica.udl.cat/catedra/virtualkeyboard/version20/virtualkeyboard2por.htm novamente e agora está dando certo.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *