Dispositivo permite que paralíticos toquem música usando apenas a mente

Aparelho usa ondas cerebrais para reproduzir notas musicais
29 de Março de 2011

Um novo dispositivo BCI (Interface Cérebro-Computador), que permite ao usuário compor músicas usando apenas a mente, acaba de ser desenvolvido na Inglaterra. O sistema consiste em um capacete que lê ondas cerebrais (como em um eletroencefalograma) e uma tela que exibe quatro botões diferentes. Cada um deles corresponde a uma série de notas musicais. O usuário coloca o equipamento e, em seguida, se concentra em um dos quatro botões. O capacete, por sua vez, lê a série de impulsos. Esses impulsos são diferentes para os quatro botões e varia de acordo com a intensidade do pensamento. Quando o usuário se concentra em um botão de formas diferentes, notas musicais são produzidas.

O aparelho foi criado especialmente para pessoas atingidas pela paralisia e não exige qualquer movimento do usuário, a não ser o dos olhos. Em entrevista ao Nature News, Eduardo afirmou que os resultados são satisfatórios quando usados em terapia, e que o único problema é a demora para calibrar o sistema antes dos testes.

A ideia do pesquisador surgiu há dez anos, quando já se especulava que, com a capacidade do cérebro humano de gerar até 10 watts de energia elétrica, seria possível acessar periféricos usando apenas o pensamento. Depois da invenção, Eduardo está planejando desenvolver um aparelho muito mais rápido, que use algoritmos para tocar músicas dessa mesma forma.

Fonte: olhardigital.uol.com.br

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *