Responding Heads 3.5 (atualiz.23/6/11)

Até meados do ano passado, eu me servi de forma satisfatória do programa de reconhecimento de voz brasileiro Motrix, no Windows 7, porém, inexplicavelmente e de repente, vários comandos deixaram de funcionar, inclusive o recurso de treinamento para reconhecer voz adequadamente. Já enviei duas mensagens ao responsável pelo desenvolvimento desse aplicativo e não obtive nenhuma resposta.

[O problema mencionado acima já foi solucionado e eu voltei ao Motrix.]

Descobri um outro software de comando de voz grátis, o Responding Heads, o qual, apesar de ser extremamente inferior ao Motrix e afins, até que dá para quebrar o galho bastante bem.

Os únicos problemas são que os comandos devem ser ditos em inglês e, pior ainda, é necessário que o próprio usuário inclua todos os comandos, pois o software não vem com nenhum preexistente. Mas, se você tiver paciência para fazer essas configurações, sua utilização é simples, rápida e eficiente.

Caso queira experimentar, seguem alguns macetes:

  • A primeira coisa a ser feita é esconder a cabeça do personagem clicando com o botão direito do mouse nela, escolhendo Options, Characters, dando dois cliques sobre “No character” e clicando em Cancel.
  • Para acrescentar operações realizadas pelo teclado como, por exemplo, a tecla “Enter”, clique com o botão direito do mouse sobre a orelha piscante na barra de notificações do Windows, escolha Edit brain, clique em Add new, preencha o campo “Your phrase” com a palavra Ok, selecione a opção “Type”, preencha o campo abaixo dessa opção com o termo {ENTER} exatamente dessa forma como está escrito (incluindo as chaves) e clique em Add. Agora, quando quiser dar “Enter”, diga ouquêi. Eu preferi Ok ao invés de Enter porque o programa teve dificuldades para reconhecer essa palavra com o meu sotaque latino pesado. As demais operações estão descritas no manual que acompanha o programa.
  • Para incluir letras a serem ditadas (palavras nem compensa, pois teriam de ser em inglês), clique com o botão direito do mouse sobre a orelha piscante na barra de notificações do Windows, escolha Edit brain, clique em Add new, preencha o campo “Your phrase” com a frase letter ah, selecione a opção “Type”, preencha o campo abaixo dessa opção com a letra a e clique em Add. Agora, quando quiser ditar a letra “a”, diga léter a. Eu preferi essa frase ao invés de apenas a letra a porque o programa teve dificuldades para reconhecer essa letra com o meu sotaque latino pesado. Repita esse procedimento para incluir as demais letras, números, sinais, etc.
  • Para controlar os botões do mouse será preciso fazer uma pequena programação, a qual pode ser realizada automaticamente através do aplicativo gratuito AutoIt. Bom, como eu já criei as rotinas para o botão esquerdo, o botão direito e o duplo clique, não há necessidade de você quebrar a cabeça com isso, bastando baixar o arquivo compactado que eu fiz. Se posteriormente acontecer do seu antivírus relatar que os arquivos contidos naquele arquivo compactado estão contaminados, não se preocupe e ignore, pois os arquivos estão limpos, sendo que o problema está em alguns antivírus não reconhecerem corretamente as rotinas geradas pelo AutoIt. Se ainda assim você se sentir inseguro, é melhor você mesmo tentar fazer as rotinas através do AutoIt. Entretanto, se quiser arriscar, baixe e instale o AutoIt Full Installation, baixe o rh.zip e o descompacte em alguma pasta de fácil localização, clique com o botão direito do mouse sobre a orelha piscante na barra de notificações do Windows, escolha Edit brain, clique em Add new, preencha o campo “Your phrase” com a frase right pressepresse mesmo), selecione a opção “Open”, clique no ícone amarelo, encontre aquela pasta para onde você fez a descompactação precedente, escolha o arquivo RCLK.EXE, clique em Open e clique em Add. Agora, quando quiser que o botão direito do mouse seja pressionado, diga uráiti préssi. Eu preferi essa frase ao invés de right press porque o programa teve dificuldades para reconhecer essa frase com o meu sotaque latino pesado. Repita esse procedimento para incluir as outras duas formas de clique: CLK.EXE e DCLK.EXE, que são clique com o botão esquerdo e duplo clique respectivamente.

Download / descarregar / baixar o Responding Heads.

Observação: ainda não testei a versão 4.

Importante: pode ser que um ou outro comando não funcione dentro de certos programas.

Outros softwares de comando por voz parecidos mas que talvez não possuam tantas possibilidades:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *