Almofada Roho (atualiz.7/10/17)

Graças à doação de colegas fisioterapeutas da minha mãe, conseguimos comprar a caríssima (mais de R$1.000) Roho Quadtro Select High Profile QS1010C – almofada de ar de perfil alto para assento de cadeira de rodas que protege contra escaras ou úlceras de pressão. Ela foi adquirida no começo deste ano, no estande da loja Cavenaghi na feira de artigos para deficientes físicos ReaTech, porque eu estava sentindo muitas dores nos ossos das nádegas após ficar sentado várias horas na minha almofada de gel (inclusive esta estava sobre uma almofada de viscoelástico), que até então estava me servindo muito bem. Não quis escrever sobre a Roho antes pois primeiramente queria aprender todas as “manhas” de sua utilização. Embora seja bem simples de ser utilizada, demorei cerca de três semanas para conseguir me ajeitar e a regular a contento.

A maneira de regulagem melhor para mim é como se segue:

  1. Depois de acomodada corretamente a almofada no assento da cadeira de rodas, destravar o controle de memória.
  2. Encher totalmente a almofada (através da bomba que vem junto com ela) até que a parte de cima dela fique levemente arqueada.
  3. Retirar a bomba, abrir a válvula da almofada até que não se ouça mais o barulho de ar saindo e fechar a válvula.
  4. Sentar-se e se ajeitar em uma posição cômoda sobre ela, de modo que ela se molde nas zonas de pressão das suas nádegas. Para mim o ideal é que minhas nádegas fiquem afastadas cerca de 2 dedos de distância da face traseira da almofada.
  5. Travar o controle de memória.
  6. Caso a almofada tenha ficado ainda muito inflada, rígida e desconfortável, abrir a válvula para que escape um pouco de ar, fechar a válvula e sentir como fica. Se ainda não estiver suficiente, esvaziar mais ar ou então ir mexendo na trava do controle de memória até ficar confortável. Se mesmo assim você não estiver conseguindo se adaptar, marcar uma visita na Cavenaghi para que seja feita uma calibragem com a fisioterapeuta deles.
  7. Recomendo verificar periodicamente se não há nenhum gomo da almofada dobrado ou encavalado.
  8. Verificar também, de vez em quando, se a almofada não se esvaziou sozinha, o que é normal acontecer depois de algum tempo de uso.

A loja virtual da Cavenaghi (ela é representante da americana Roho no Brasil) possui também outros modelos dessa almofada, entretanto, para quem tem DMD, é recomendável que ela seja do tipo Perfil Alto / High Profile QUADTRO SELECT, que é indicado para quem não tem muito controle de tronco e que não consegue mudar de posição sozinho.

Leia também o manual em Português.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

19 Respostas

  1. Marco disse:

    obrigado pela dica e por compartilhar a informacão  😉

    t+

  2. Estevão Augusto disse:

    imagina .
    abraço .

  3. Caio disse:

    Trabalho muito legal esse que vc faz, continue cara!
    Abração.

  4. Estevão Augusto disse:

    opa, valeu.
    abraço.

  5. Rafael Sommer disse:

    Olá Estevão!

    Eu vejo como sua condição postural é muito boa! Quais cuidados você toma referente a isto?
    A minha não é muito legal; e procurando alguma coisa que amenizasse o desconforto. Cheguei a um empresa d SP; que faz algo “inédito” p/ pessoas comuns; já que a AACD já faz.. o tal do Seating.. talvez seje legal um post eu pra divulgar isso; segue link!
    http://www.digitisbrasil.com.br/
    Ainda não fiz pois não é muito barato; mas vou fazer!

  6. Estevão Augusto disse:

    olá.
    a minha postura é naturalmente assim, nunca precisei fazer nada, hehehe.
    legal, valeu pela dica.
    abraço.

  7. luiz disse:

    Vou seguir estar instruções pq comprei uma Roho a 10 meses e não deu diferença pq estou usando errado to usando a almofada cheia de mais

  8. Estevão Augusto disse:

    experimenta que vale a pena.
    abraço.

  9. Alexandre disse:

    Vc está usando essa Roho ainda Estevão? (digo isso pq esse seu post já tem quase 2 anos..). Pq eu estou pensando em comprar uma.. ainda mais que ela abaixou.. agora está R$ 999,00.
    E.. me desculpe perguntar.. mas vc consegue ficar qto tempo sentado na cadeira usando essa almofada? e se conseguiu maximizar esse tempo em relação à alguma outra que usava antes..
    um abraço e fica com Deus!

  10. Estevão Augusto disse:

    estou, sim.
    fico mais de 10h nela.
    na outra eu também ficava esse tempo, porém sentido dor.
    abraço.

  11. sarah oliveira disse:

    Olá, Estevão!

    Estou cadeirante a 7 anos, durante internamento para reabilitação no hospital Sarah, fiquei sabendo da existência da almofada Roho, passei alguns anos tentando adquirir, finalmente ano passado eu comprei, no mesmo periodo eu internei novamente e lá no sarah passeia usar, só que por mais q tentasse eu n sentia o conforto que hoje sentir pela primeira vez, foi graças a sua postagem, muito bonito e de grande ajuda, por isto estou aki p te agradecer, muito obrigada, continue… um abraco e fica c Deus!

  12. Estevão Augusto disse:

    olá.
    seu depoimento me comoveu.
    imagina, eu fico feliz de ter sido útil.
    abraço.

  13. sarah oliveira disse:

    Olá, Estevão Augusto!!
    Hoje estou passando para te trazer algo que a poucos dias descobrir, estou mto contente com essa descoberta, ai pensei em dividir com você e outras pessoas.
    Bom andava em busca da cadeira perfeita. Uma cadeira que fosse mto além de beleza, quero conforto e segurança para andar nas ruas.
    Descobrir uma Empresa em São Paulo, que faz cadeira apartir das necessidades de cada um, é a Jumper equipamentos, qdo vc tiver um tempinho entre no sate e confira. jumperequipamentos.com.br.
    Um abraço!

  14. Patricia Portella disse:

    Olá, boa tarde, Estevão, tenho um amigo cadeirante que encontra-se com problemas na sua almofada. A válvula não funciona. Moro em Natal e ele em SP, estou pesquisando se existe algum conserto ou se será necessário a substituição. Você conhece alguma loja que faça esse serviço? Pois encontrei apenas uma no Rio de Janeiro, mas que encarece e muito pelo frete e a manutenção, o que para ele seria inviável. Se puder ajudar ficaria muito grata. Obrigada pela atenção. Patrícia

  15. Estevão Augusto disse:

    olá.
    acho que a http://www.lojacomoir.com.br/ poderá lhe orientar melhor.
    abraço.

  16. Estevão Augusto disse:

    olá.
    muito legal, obrigado pela dica.
    abraço.

  17. ANTONIO OLIVEIRA disse:

    Estevão,também estou precisando substituir a minha almofada em gel por outra! depois de algumas pesquisas na Internet, percebi que muitas pessoas aprovam as almofadas roho, mas também são muitas as dúvidas sobre a sua utilização, principalmente no que se refere ao equilíbrio e também ao tamanho das células/gomos.então, eu pergunto: QUAL É A ALTURA DOS GOMOS/CÉLULAS do assento que você utiliza (ou utilizou)? 5 cm ou 10 cm?
    Obrigado Antônio.

  18. Estevão Augusto disse:

    esse modelo que uso é para quem não tem equilíbrio mesmo, pois ela não joga o usuário devido ao sistema de trava dela, diferentemente das almofadas de ar convencionais.
    não sei o tamanho dos gomos.

    abraço.

  19. […] mais de 3h sentado na mesma posição, na minha cadeira motorizada ou carrinho, em cima da minha almofada Roho perfil alto, apropriada justamente para evitar essas dores isquiáticas e prevenir o aparecimento de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *