Como rodar o ViaVoice 9 no Windows Vista e 7 (atualiz.22/6/11)

Atenção: se você já não consegue pressionar ou a tecla “Alt” ou a “Ctrl” do teclado real, não o virtual, solicite a presença de alguém que consiga antes de realizar os procedimentos que se seguem.

O único jeito de se instalar o IBM ViaVoice Pro 9.0 no Windows 7 Home Premium ou Home Basic (para a versão Professional, Ultimate ou Enterprise, clique aqui) e no Vista é através de uma máquina virtual contendo o Windows XP. Embora essa forma de instalação não permitir ao comando de voz controlar o computador, é possível se utilizar perfeitamente a função de reconhecimento de voz para se ditar um texto no Speakpad (bloco de notas interno do Via Voice).

Os passos para se executar essa operação estão a seguir:

  1. Antes de mais nada, é necessário que se tenha os arquivos de instalação do Windows XP em um CD ou em uma imagem (.iso) de disco.
  2. Baixe e descompacte o ViaVoice em alguma pasta que você se lembre depois.
  3. Baixe (veja onde no final deste link) a atualização do ViaVoice e coloque na mesma pasta em que você descompactou o ViaVoice.
  4. Baixe e instale o VirtualBox.
  5. Depois de executar o VirtualBox, vá em Arquivo, Preferências, Entrada. Clique em “Right Control”, pressione a tecla “Alt” ou “Ctrl” do seu teclado, Ok.
  6. Clique no botão Novo, Próximo. Escreva “XP” em nome, escolha “Microsoft Windows” no “Sistema operacional”, escolha “Windows XP” na “Versão”, Próximo. Deixe o padrão em “Memória”, Próximo. Deixe o padrão em “Disco rígido virtual”, Próximo, Próximo. Deixe o padrão em “Tipo de armazenamento do disco rígido”, Próximo. Deixe o padrão em “Localização do disco virtual e tamanho”, Próximo. Finalizar, Finalizar.
  7. Selecione “XP”, clique no botão Iniciar da janela do Virtualbox. Próximo. Escolha o seu drive de CD em que está o disco de instalação do Windows XP ou o lugar onde esteja uma imagem de disco (.iso) dele [se for imagem, clique no botão amarelo e verde à direita, clique no botão Acrescentar, encontre o arquivo com extensão ISO contendo a instalação do Windows XP; selecione]. Próximo, Finalizar.
  8. Instale o Windows XP. Se clicar dentro da tela de instalação, você irá perceber que o mouse / rato fica preso aos limites dessa tela. Quando isso ocorrer, pressione a tecla “Alt” ou “Ctrl” (conforme a que você escolheu no passo 5) do seu teclado (o virtual não adianta) para liberar o mouse. Para mexer novamente na tela de instalação, basta clicar dentro dela.
  9. Concluída a instalação, vá ao menu Dispositivos da janela que agora contém o Windows XP, “Instalar adicionais para convidado”. Next, I agree, Next, Install, Continuar assim mesmo, Continuar assim mesmo, Finish.
  10. A partir de agora o mouse pode ser usado tanto dentro quanto fora da janela do Windows XP, não sendo mais necessário se pressionar a tecla “Alt” ou “Ctrl” do teclado.
  11. Na janela em que o Windows XP está contido, vá ao menu Dispositivos, “Pastas compartilhadas”. Clique no primeiro ícone à direita. Em “Caminho da pasta”, escolha “Outro”. Selecione a pasta em que se encontram os arquivos de instalação do ViaVoice, Ok, Ok, Ok.
  12. Dentro do Windows XP, vá em Meu computador, Meus locais de rede, Adicionar um local de rede. Avançar, Avançar, Procurar. Clique no sinal de adição ao lado esquerdo de “Toda a rede”, sinal de adição ao lado esquerdo de “Virtualbox shared folder”, sinal de adição ao lado esquerdo de “\\Vboxsvr”, clique em cima da primeira pasta que aparecer em baixo deste “\\Vboxsvr”. Avançar, Avançar, Concluir.
  13. Entre na pasta que apareceu abaixo de “Rede local” e instale o ViaVoice. É bom também depois instalar sua atualização, a qual está na mesma pasta que você acabou de utilizar.
  14. No Windows XP, vá em Painel de controle, Sons e dispositivos de áudio, aba “Volume”, Avançado, Opções, Propriedades, “Gravação”. Marque todas as opções sob “Mostrar os seguintes controles de volume”, Ok. Na janela “Volume principal”, clique em Avançado, sob “Mircofone”. Marque “Aumento de sensibilidade do microfone”, Fechar. Feche a janela “Volume principal”. Na janela “Propriedades de sons e dispositivos de áudio”, clique na aba “Áudio”. Em “Gravação de som”, clique em Volume. Aumente o volume do “Mircofone” no máximo e marque “Selecionar”. Feche a janela “Gravação”. Ok.
  15. Agora é só usar!

Observação: a versão do Windows XP utilizada foi a Professional SP3, mas creio que deva funcionar também com as versões anteriores.

Possíveis problemas:

  • Se o microfone não funcionar, talvez seja necessário você instalar os drivers da sua placa de som no Windows XP, pois pode ser que eles não tenham sido reconhecidos adequadamente na instalação da máquina virtual.
  • Adaptadores bluetooth USB podem interferir no funcionamento do microfone.
  • Algumas webcams USB vêm com microfone embutido, portanto, se além de um microfone convencional, você tiver uma dessas câmeras, é melhor desabilitar o áudio do microfone dela. Para isso, feche a máquina virtual e clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante localizado na barra de notificação do Windows 7; escolha “Dispositivos de gravação”; na janela que se abre, clique com o botão direito do mouse no microfone da câmera e escolha “Desabilitar”; ok.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

174 Respostas

  1. Estevão Augusto disse:

    maravilha, ótima dica.
    obrigado.
    abraço

  2. jose disse:

    po bro, na parte (12) em que pede pra clicar no ‘+’ de “\\Vboxsvr”, não aparece nenhuma pasta desses +.. fiquei preso ali..

  3. Estevão Augusto disse:

    tenta refazer a etapa 11.
    abraço

  4. Felipe disse:

    O meu ta dando erro na hora dele verificar os ruidos da sala ..ele trava total ..

  5. Estevão Augusto disse:

    nossa, não sei o que é isso não.
    abraço

  6. Camila Novaes disse:

    Olá! Já fiz todos os passos, mas na hora de instalar diz que está faltando um arquivo. Pensei em fazer a atualização que você se refere, mas não sei o nome do arquivo! Help! Obrigada, Camila

  7. Estevão Augusto disse:

    tudo bem?
    experimenta baixar o viavoice de outra fonte.
    a atualização só pode ser instalada após a instalação do programa corretamente.
    abraço.

  8. Gabriela Salamoni disse:

    Olá! Tudo bem?
    Fiz todos os passos e estava tudo certinho, Via Voice funcionando, até a hora de configurar o microfone. Já atualizei os drives de som, e o áudio está funcionando perfeitamente, somente o microfone que não. Também testei o microfone no Windows 7 normal e ele funciona direitinho, só no XP no VirtualBox que não.
    Alguma sugestão?
    Obrigada!

  9. Estevão Augusto disse:

    tudo joia e aí?
    o problema seria na fase do teste de ditado?
    abraço

  10. Gabriela Salamoni disse:

    Sim, isso mesmo! Na fase de teste o auxiliar de configuração diz não ter êxito no teste do microfone.
    Também testei o gravador de som do próprio Windows XP e também não grava nada.
    Abraços.

  11. Estevão Augusto disse:

    concluiu o passo 14 completamente?
    no windows xp, vai no painel de controle, Alternar para o modo de exibição clássico, sistema, hardware, gerenciador de dispositivos.
    na janela que abrirá, veja se há algum item com um ponto de exclamação ao lado e me fala.
    abraço

  12. […] no Windows 7 e no Windows Vista (infelizmente, apenas a função de ditado por voz), clique aqui e siga todas as etapas […]

  13. Roberta disse:

    E para o Windows 8? É possível rodar o Via Voice?

  14. Estevão Augusto disse:

    para utilização no windows 8, também é necessário seguir o tutorial acima, infelizmente.
    abraço

  15. Perobito disse:

    Caro Augusto, é possivel instalar Via Voice no iPad da Appel IOS?
    Saudacoes do Perobito
    perobito@hotmail.com

  16. Lismar disse:

    Caiu na minha mão uma versão 11, ela existe? é compatível com o win7?

  17. Estevão Augusto disse:

    tenho essa aqui no blog também.
    mesmo problema.
    abraço

  18. Estevão Augusto disse:

    tudo bem?
    só testando para saber, o que infelizmente não seria possível pois não tenho tablet nem smartphone.
    abraço.

  19. Andre disse:

    NADA NESTE SITE FUNCIONA, TODOS OS DOWNLOADS SÃO PROPAGANDAS, OU PRECISA DE MALABARISMO PRA TENTAR CONSEGUIR ABRIR ALGUMA COISA, VCS NÃO TEM CAPACIDADE DE COLOCAR UM DOWNLOAD QUE A GENTE CLICA E BAIXA O PROGRAMA INFORMADO???????? TUDO AQUI NÃO DÁ CERTO QUE LIXO.

  20. Estevão Augusto disse:

    qual programa não conseguiu baixar?
    provedores gratuitos de download geralmente têm propaganda.
    abraço

  21. Paulo Cunha disse:

    Links para todos os programas necessários, com exceção do Windows XP:

    Via Voice 9 com a atualização: http://www.algumlugar.net/paulo/PelaVoz.7z (garantido até nov/2015)

    Virtual Box: https://www.virtualbox.org/wiki/Downloads (espere carregar a página e clique no botão ao lado do “VirtualBox (Número da versão) for Windows hosts”. O VirtualBox é atualizado com alguma frequência, então o número da versão poder variar). Hoje (mai/2015) a versão atual é esta: http://download.virtualbox.org/virtualbox/4.3.28/VirtualBox-4.3.28-100309-Win.exe

    Depois, siga as instruções no post acima do Estevão.

    Todos esses links acima não possuem qualquer propaganda.

    A instalação é realmente complexa, mas é a melhor solução para quem possui Windows 7 Home Edition, ou Windows 8.

  22. Estevão Augusto disse:

    legal.
    obrigado pela contribuição.
    abraço.

  23. Igor Dalmy Moreira disse:

    Estevão, depois da efetiva instalação podemos desativar o VirtualBox com o Windows XP, ou sempre que se executar o software ViaVoice é preciso que seja pelo Windows XP?
    Ou seja, o XP é necessário apenas para instalação, ou também para todas as execuções?

  24. Estevão Simões Augusto disse:

    para tudo, pois o via voice sempre só irá rodar dentro do windows xp, que por sua vez está dentro do virtual box.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *