Como rodar o ViaVoice 9 no Windows Vista e 7 (atualiz.22/6/11)

Atenção: se você já não consegue pressionar ou a tecla “Alt” ou a “Ctrl” do teclado real, não o virtual, solicite a presença de alguém que consiga antes de realizar os procedimentos que se seguem.

O único jeito de se instalar o IBM ViaVoice Pro 9.0 no Windows 7 Home Premium ou Home Basic (para a versão Professional, Ultimate ou Enterprise, clique aqui) e no Vista é através de uma máquina virtual contendo o Windows XP. Embora essa forma de instalação não permitir ao comando de voz controlar o computador, é possível se utilizar perfeitamente a função de reconhecimento de voz para se ditar um texto no Speakpad (bloco de notas interno do Via Voice).

Os passos para se executar essa operação estão a seguir:

  1. Antes de mais nada, é necessário que se tenha os arquivos de instalação do Windows XP em um CD ou em uma imagem (.iso) de disco.
  2. Baixe e descompacte o ViaVoice em alguma pasta que você se lembre depois.
  3. Baixe (veja onde no final deste link) a atualização do ViaVoice e coloque na mesma pasta em que você descompactou o ViaVoice.
  4. Baixe e instale o VirtualBox.
  5. Depois de executar o VirtualBox, vá em Arquivo, Preferências, Entrada. Clique em “Right Control”, pressione a tecla “Alt” ou “Ctrl” do seu teclado, Ok.
  6. Clique no botão Novo, Próximo. Escreva “XP” em nome, escolha “Microsoft Windows” no “Sistema operacional”, escolha “Windows XP” na “Versão”, Próximo. Deixe o padrão em “Memória”, Próximo. Deixe o padrão em “Disco rígido virtual”, Próximo, Próximo. Deixe o padrão em “Tipo de armazenamento do disco rígido”, Próximo. Deixe o padrão em “Localização do disco virtual e tamanho”, Próximo. Finalizar, Finalizar.
  7. Selecione “XP”, clique no botão Iniciar da janela do Virtualbox. Próximo. Escolha o seu drive de CD em que está o disco de instalação do Windows XP ou o lugar onde esteja uma imagem de disco (.iso) dele [se for imagem, clique no botão amarelo e verde à direita, clique no botão Acrescentar, encontre o arquivo com extensão ISO contendo a instalação do Windows XP; selecione]. Próximo, Finalizar.
  8. Instale o Windows XP. Se clicar dentro da tela de instalação, você irá perceber que o mouse / rato fica preso aos limites dessa tela. Quando isso ocorrer, pressione a tecla “Alt” ou “Ctrl” (conforme a que você escolheu no passo 5) do seu teclado (o virtual não adianta) para liberar o mouse. Para mexer novamente na tela de instalação, basta clicar dentro dela.
  9. Concluída a instalação, vá ao menu Dispositivos da janela que agora contém o Windows XP, “Instalar adicionais para convidado”. Next, I agree, Next, Install, Continuar assim mesmo, Continuar assim mesmo, Finish.
  10. A partir de agora o mouse pode ser usado tanto dentro quanto fora da janela do Windows XP, não sendo mais necessário se pressionar a tecla “Alt” ou “Ctrl” do teclado.
  11. Na janela em que o Windows XP está contido, vá ao menu Dispositivos, “Pastas compartilhadas”. Clique no primeiro ícone à direita. Em “Caminho da pasta”, escolha “Outro”. Selecione a pasta em que se encontram os arquivos de instalação do ViaVoice, Ok, Ok, Ok.
  12. Dentro do Windows XP, vá em Meu computador, Meus locais de rede, Adicionar um local de rede. Avançar, Avançar, Procurar. Clique no sinal de adição ao lado esquerdo de “Toda a rede”, sinal de adição ao lado esquerdo de “Virtualbox shared folder”, sinal de adição ao lado esquerdo de “\\Vboxsvr”, clique em cima da primeira pasta que aparecer em baixo deste “\\Vboxsvr”. Avançar, Avançar, Concluir.
  13. Entre na pasta que apareceu abaixo de “Rede local” e instale o ViaVoice. É bom também depois instalar sua atualização, a qual está na mesma pasta que você acabou de utilizar.
  14. No Windows XP, vá em Painel de controle, Sons e dispositivos de áudio, aba “Volume”, Avançado, Opções, Propriedades, “Gravação”. Marque todas as opções sob “Mostrar os seguintes controles de volume”, Ok. Na janela “Volume principal”, clique em Avançado, sob “Mircofone”. Marque “Aumento de sensibilidade do microfone”, Fechar. Feche a janela “Volume principal”. Na janela “Propriedades de sons e dispositivos de áudio”, clique na aba “Áudio”. Em “Gravação de som”, clique em Volume. Aumente o volume do “Mircofone” no máximo e marque “Selecionar”. Feche a janela “Gravação”. Ok.
  15. Agora é só usar!

Observação: a versão do Windows XP utilizada foi a Professional SP3, mas creio que deva funcionar também com as versões anteriores.

Possíveis problemas:

  • Se o microfone não funcionar, talvez seja necessário você instalar os drivers da sua placa de som no Windows XP, pois pode ser que eles não tenham sido reconhecidos adequadamente na instalação da máquina virtual.
  • Adaptadores bluetooth USB podem interferir no funcionamento do microfone.
  • Algumas webcams USB vêm com microfone embutido, portanto, se além de um microfone convencional, você tiver uma dessas câmeras, é melhor desabilitar o áudio do microfone dela. Para isso, feche a máquina virtual e clique com o botão direito do mouse no ícone do alto-falante localizado na barra de notificação do Windows 7; escolha “Dispositivos de gravação”; na janela que se abre, clique com o botão direito do mouse no microfone da câmera e escolha “Desabilitar”; ok.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

174 Respostas

  1. Ismael disse:

    consegui baixar, mas que trabalhao pra ele rodar no w7.tenhe um jeito mas facil n~]ao?o programa que fasa tudo isso? eu sempre botei em solucionar probla de compatibilidade e dava certo. mas nen isso aparece

  2. Estevão Augusto disse:

    infelizmente é só desse jeito mesmo.
    abraço.

  3. Jorge disse:

    Ok. Instalei tudo. Só que não consigo ajustar o microfone, ele não é reconhecido. Como sei se faltam os tais drives, e se faltam como os instalo?
    Grato
    Jorge

  4. Estevão Augusto disse:

    no windows xp, dentro do virtual box, vá em “painel de controle”, “impressoras e outros itens de hardware”, “adicionar hardware” (fica no painel ao lado esquerdo), “avançar”. se o Windows reconhecer alguma coisa, instala o que foi encontrado. se não reconhecer automaticamente nada, cancela.
    nesse caso, será necessário então você baixar os drivers para Windows xp da sua placa de som na página do fabricante desta e os instalar no Windows xp.
    para saber qual o fabricante e o modelo da sua placa de som, utilize o programa http://www.baixaki.com.br/download/pc-wizard-2010.htm
    se isso não resolver, no windows xp, dentro do virtual box, vá em “painel de controle”, “sistema”, “hardware”, “gerenciador de dispositivos”. na lista que se abre, veja se há algum balãozinho amarelo em algum item sob “controladores de som, vídeo e jogo” e me fala. também nesse “controladores de som, vídeo e jogo”, veja se tem algo escrito microfone ou mic e me fala.
    Abraço.

  5. por favor me ajude eu instalei aki no windouws 7 e funcionou mais na hora de entrar no assistente do usuario , aparece configuracao do microfone , e diz que foi detectado e necessario configura lo, dae qundo eu clico em seguir aki no meu pc da um erro deste genero = ocooreu um problema na tentativa de usar o seu mixer de audio para reproducao e diz = tente reiniciar seu sistema. se o problema persistir, pode havwer problema com o controlador de dispositivo de audio.

  6. Estevão Augusto disse:

    o via voice não funciona quando instalado diretamente no windows 7.
    é necessário realizar todo o procedimento descrito no texto acima.
    abraço.

  7. Bernardo disse:

    O primeiro passo:

    “Antes de mais nada, é necessário que se tenha os arquivos de instalação do Windows XP em um CD ou em uma imagem (.iso) de disco.”

    Quais seriam estes arquivos?

    E realmente já conseguiram fazer funcionar em Windows 7?

    Desde já, obrigado.

  8. Estevão Augusto disse:

    seria o próprio cd de instalação do Windows XP ou cópia dele em uma imagem de disco.
    que eu saiba, ainda não.
    abraço.

  9. Bernardo disse:

    Nem seguindo o procedimento que indicastes? (através da VirtualBox)

  10. Estevão Augusto disse:

    aí, sim.
    abraço.

  11. alzi disse:

    CARA VC FEZ UM BELISSIMO TRABALHO COLOCANDO ESTE TUTORIAL, MUITO BOM MESMO MAS VAI UMA DICA ” NÃO PRECISA DESSE TRABALHO TODO NÃO” KKK É SO VC IR NO WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE E MUDAR AS CONFIGURAÇÕES REGIONAIS VAMOS LÁ INICIAR –> PAINEL DE CONTROLE –> REGIÃO E IDIOMA –> ABA “LOCAL” –> MUDE DE “BRASIL” PARA “ESTADOS UNIDOS” –> INSTALE O VIA VOICE E DEPOIS VOLTE DE EUA PARA BRA E PRONTO . BLZ MAS SEU TUTOR FICOU MUITO LEGAL BEM DETALHADO E OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.

  12. Cesar disse:

    Puxa vivente, eu não consegui resovler o pepino com relação aos drivers…o via voice não reconhece o microfone, e eu procurei o hardware mas não apareceu nada….socoooorro !!!

  13. Estevão Augusto disse:

    opa, valeu.
    legal, vou tentar.
    eu que agradeço a dica.
    abraço.

  14. Estevão Augusto disse:

    hehehe, procure os drivers da sua placa de som e tente os instalar no windows xp.
    abraço.

  15. rafael disse:

    Clique no sinal de adição ao lado esquerdo de “Toda a rede”, sinal de adição ao lado esquerdo de “Virtualbox shared folder”, sinal de adição ao lado esquerdo de “\\Vboxsvr”, clique em cima da primeira pasta que aparecer em baixo deste “\\Vboxsvr”. Avançar, Avançar, Concluir.

    qdo clico no + de “toda a rede” não aparece: “Virtualbox shared folder”
    só aparece rede microsoft windows

  16. Luciano disse:

    Amigo, quando vou ler o textinho para ajustar minha voz, ele sempre diz que a qualidade está ruim ou razoável. O programa funciona normal mesmo assim? ou preciso procurar drivers para melhorar o desempenho?

  17. Aurora disse:

    Putz! To c/ um super pepino!!! Preciso de ajuda!!1 Instalei o VV ontem, na instalação foi td bem, depois fiz todos os procedimentos do assistente (teste de audio, de mic, até li um montão pra fazer reconhecimento de voz), mas depois disso concluído posso clicar o qto quiser no ícone (até pedir pra abrir como administrador) q não abre nem a pau!!! E pior: qdo peço pra desistalar no painel de Controle diz q o assistente tá sendo usado e q preciso fechar primeiro pra poder desistalar. fiz o q o outro cara falou de mudar a região, mas não funciona tb! Help me!

  18. PAULO disse:

    FUNCIONA SIM NO VISTA E NO WINDOWS 7 INSTALE DEPOIS CLIK NO ATALHO COM O BOTÃO DIREITO DO MAUSE E VA EM PROPRIEDADES DEPOIS VA NA ABA COMPATIBILIDADE E SELECIONE O QUADRADINHO EXECUTAR ESSE PROGRAMA EM MODO DE COMPATIBILIDADE NO MEU TENTEI VAIRIOS MAS SÓ FUNCIONOU NO MODO WINDOWS 98/ME NÃO SEI POR QUE MAS TA FUNCIONANDO ATÉ HOJE…

  19. diego disse:

    como é que faço para instalar os drivers da placa de som no windows xp? o windows xp do virtualbox não emula uma placa de som diferente da do computador físico? meu microfone não é reconhecido de forma nenhuma pelo win xp da VM e eu não entendi direito esse passo dos drivers da placa de som…

  20. Renato Tanaka disse:

    Estevao muito obrigado!!

    Gracas a vc vou poder usar esse programa, nao estava conseguindo de jeito nenhum!

    Valeu!!

  21. Rafael disse:

    Atenção galera que tem Win Vista ou 7, não precisa fazer isso tudo ai não pra instalar o IBM Via Voice 9 Pt. Eu uso Win 7 Home Premium 32 bits e tambem sofri pra encontra a solução. mas ela é até simples. Vá no Instalador Setup.exe clique com o botão direito do mouse, vá em Compatibilidade, habilite a caixinha “Executar esse programa em modo de Compatibilidade”, E por segurança Marque todas as caixinhas. Aplique, dê OK e Abra o Setup.exe, vai dar uns redimensionamentos de tela mas vai instalar tudo!!!! Depois ele vai reiniciar o pC e pronto. Joinha (é BATATA!) E quanto ao Carinha que fez o Tutorial, meus PARABENS Cara, você é muito camarada, mas eu fiquei com preguiça de baixar e instalar O win XP em maquina Virtual. È Isso!!! Valeu!!!!

  22. Manuel disse:

    mensagem para o ALZI: O Estevao Augusto está realizando um trabalho maravilhoso ajudando a gente a poder falar ao nosso computador. O Alzi escreveu no 27 agosto as frases que repito dele aqui mais embaixo. Gostaria de me comunicar pela Skype verbalmente para que o ALZI me explique como instalar o via voice no meu laptop com Windows 7 por favor.
    Tenho problemas com meus dedos e maos (RSI) e preciso nao teclar e melhor ditar ao meu PC.
    Por favor Alzi me manda teu email que eu te escrevo. Voce tem o Skype? é gratuito e poderemos conversar.
    Atenciosamente, Manuel
    perobito@hotmail.com
    alzi disse:
    27 de agosto de 2012 às 22:17

    CARA VC FEZ UM BELISSIMO TRABALHO COLOCANDO ESTE TUTORIAL, MUITO BOM MESMO MAS VAI UMA DICA ” NÃO PRECISA DESSE TRABALHO TODO NÃO” KKK É SO VC IR NO WINDOWS 7 PAINEL DE CONTROLE E MUDAR AS CONFIGURAÇÕES REGIONAIS VAMOS LÁ INICIAR –> PAINEL DE CONTROLE –> REGIÃO E IDIOMA –> ABA “LOCAL” –> MUDE DE “BRASIL” PARA “ESTADOS UNIDOS” –> INSTALE O VIA VOICE E DEPOIS VOLTE DE EUA PARA BRA E PRONTO . BLZ MAS SEU TUTOR FICOU MUITO LEGAL BEM DETALHADO E OBRIGADO PELA COLABORAÇÃO.

  23. Estevão Augusto disse:

    pois é, o problema é que já tentei fazer assim e não deu certo.
    opa, obrigado pelo parabéns.
    eu que agradeço a participação.
    abraço.

  24. Estevão Augusto disse:

    imagina.
    fico contente de ter funcionado.
    abraço.

  25. Estevão Augusto disse:

    infelizmente, não emula.
    descubra o fabricante e modelo da placa no windows 7 através do http://www.cpuid.com/softwares/pc-wizard.html e, com esses dados, acesse o site do fabricante, baixe os drivers (para xp), copie-os para aquela pasta que usou na instalação do viavoice (vide passo 13 do tutorial) e instale os drivers no xp virtual.
    abraço.

  26. Estevão Augusto disse:

    estranho, pois comigo não foi de nenhum jeito assim.
    valeu pela dica.
    abraço.

  27. Estevão Augusto disse:

    Talvez você consiga remover através do http://www.revouninstaller.com/revo_uninstaller_free_download.html
    Mas independente disso, você pode usar o viavoice fazendo o esquema descrito no texto da postagem.
    Abraço.

  28. Estevão Augusto disse:

    Acho que deve funcionar mesmo assim, inclusive não teria como melhorar essa questão.
    Abraço.

  29. Estevão Augusto disse:

    Faça novamente a etapa 11 e veja se dá certo.
    Abraço.

  30. Nayara disse:

    Alguém pode me passar o link que eu possa baixar o via voice ? Não consigo e já fiz todos os passos e nada deu certo.

  31. Roberto disse:

    A solução que eu encontrei foi fazer uma partição xp e instalar. A máquina virtual não funcionou o microfone. Se funcionar tb resolve

  32. Estevão Augusto disse:

    você fez dual boot com o windows 7?
    abraço.

  33. rafa disse:

    Instalei e tive que instalar o windows novamente, pq este programa ou alguma parte da instalação bixou meu computador.

  34. Estevão Augusto disse:

    qual versão do windows?
    abraço.

  35. William disse:

    Alguém sabe dizer se o substituto do ViaVoice, o Dragon da Nuance, funciona em português?

  36. Estevão Augusto disse:

    que eu saiba, não.
    abraço.

  37. Will disse:

    Estevão Augusto, queria tirar uma dúvida contigo: tenho o Via Voice 11 e queria saber, pra fazê-lo funcionar no Windows 7 ultimate 64bits, seria viável usar o modo Windows XP, fornecido pela própria Microsoft (segue: http://windows.microsoft.com/pt-PT/windows7/products/features/windows-xp-mode) para criar a máquina virtual?

    Desculpa se a pergunta parecer idiota, sou novo nisso tudo :p

    No mais, muito obrigado por se dispor a dar essa luz pra todo mundo!

    Um abraço.

  38. Estevão Augusto disse:

    perdoe a demora.
    acho que deve funcionar, sim.
    sua pergunta é correta , não idiota.
    imagina.
    abraço

  39. Guile disse:

    Ola amigos. Gostaria de parabenizar o Estevao por toda a ajuda que ele vem dando a este forum. Minha empresa, a Guile 3D Studio, de Curitiba, está ja ha alguns anos trabalhando na adaptacao do IBM Via Voice Portugues para os sitemas atuais, a fim de evitar a necessidade de rodar em maquina virtual. Ainda temos um caminho pela frente, porem convido a todos a visitarem o meu projeto de Assistente Virtual chamado Denise. Nos ja estamos comercialiando a versao em Portugues aqui no Brasil. Ela vem com uma voz natural sintetizada em portugues do Brasil, assim como reconhecimento de voz em Portugues para comandos. Apesar deste tipo de reconhecimento nao ser tao poderoso quando o da Via Voice para ditado, é possivel realizarmos muitas atividades apenas com a voz. Minha emrpesa vem trabalhando em uma versao gratuita para pessoas com necessidades especiais, integradas a sistemas de automação residencial. Caso desejem mais informacoes, por favor entrem em contato pelo email guile3d@guile3d.com Abraço a todos.

  40. Estevão Augusto disse:

    Olá.
    Fantástica iniciativa!
    Desejo muita sorte com as vendas do seu programa!
    Obrigado por essa ótima notícia.
    Abraço.

  41. Will disse:

    Olá Estevão, tudo bem?

    Cara, preciso de uma ajuda… olha só: tenho um PC I7 com 8Gb de RAM com peças de uns 3 anos atrás, no máximo. Comprei um HD e instalei nele o Windows XP Professional, Service Pack 3 (eu acho). Instalei cada um dos hardwares necessários, e fui instalar o ViaVoice.

    Na instalação, ocorre tudo normalmente. O ViaVoice (versão 9 e 11, são as duas que eu tentei) é instalado normalmente, mas na hora de configurar o microfone (ler aqueles textinhos para adaptá-lo a minha voz), o programa me manda a mensagem de que não encontra o Mixer de Audio. Quando eu entro no painel de controles e testo o audio, o microfone e a caixa acústica funcionam normalmente (também consigo aumentar e diminuir os sons deles, dos balanços, enfim, todo o som parece funcionar – eu ouço minha voz na caixa de som ao falar no microfone, aparentemente tudo funciona).

    Achei que fosse um problema do ViaVoice e tentei instalar o FreeSpeech 2000 da Philips, que também instalou direitinho mas na hora de testar o microfone, ele diz que meu microfone hora não é detectado, hora não tem capacidade para a tarefa. Então cara… você tem alguma ideia do que fazer? Preciso muito desse programa e até agora só quebrei a cara com ele… você (ou mais alguém aqui do site) sabem o que eu poderia estar tentando?

    Agradeço a ajuda desde já,

    Um abraço.

  42. Estevão Augusto disse:

    tudo e você?
    veja nas configurações de áudio do windows se o volume do microfone está no máximo e ative as opções de amplificação, sensibilidade, etc.
    desative o microfone embutido da webcam, caso tenha.
    se não funcionar, talvez esses programas não rodem em sistema 64 bits, como o seu.
    abraço.

  43. Will disse:

    No caso, você concluiu que meu sistema é 64 bits por causa do hardware ou é pelo Windows XP ser Service Pack 3? (isso por acaso o torna 64 bits?).

    Quanto às configurações de áudio, eu já tentei colocar tudo no máximo, e percebi algo estranho: quando executo o ViaVoice e ele busca o microfone, o ícone do microfone na barra fica com um X vermelho em cima, sinal de que foi desativado. Aí eu acesso as configurações e vejo que a caixinha “Sem Áudio” está marcada. É como se, de alguma forma, ao acionar o ViaVoice ele marcasse essa caixinha por conta própria.

    Alguma idéia?

    Abraços cara, valeu por já responder =)

  44. Estevão Augusto disse:

    concluí por causa da memória de 8gb.
    tenta reinstalar os drivers da sua placa de som no Windows XP.
    abraço

  45. Bruno disse:

    Estavão, tudo bem!?!?

    amigo, consegui chegar até aqui:

    11. Na janela em que o Windows XP está contido, vá ao menu Dispositivos, “Pastas compartilhadas”. Clique no primeiro ícone à direita. Em “Caminho da pasta”, escolha “Outro”. Selecione a pasta em que se encontram os arquivos de instalação do ViaVoice, Ok, Ok, Ok.

    A partir dai, ñ foi mais, a pasta ñ aparece no “toda rede”, o que faço?

  46. Estevão Augusto disse:

    tudo e você?
    vá ao menu Dispositivos, “Pastas compartilhadas” e veja se a pasta em que se encontram os arquivos de instalação do ViaVoice está listada aí.
    abraço

  47. Augusto Zanelato Junior disse:

    Boa tarde, Estevão.
    Acompanhei os comentários anteriores e vi que algumas pessoas conseguiram (ou pelo menos falaram que conseguiram) rodar o ViaVoice mesmo sem precisar emular o Windows XP. Segundo eles, o programa roda em modo de compatibilidade do Windows 98/ME.
    Tentei isso no meu computador mas não deu certo. Agora, não sei se porque o programa foi instalado sem emular o Windows ou se por outro motivo. O caso é que aparece uma mensagem dizendo: “Ocorreu um problema (SMAPI RC=215 Já aberto para conexão ao reconhecedor de fala). Se ocorrer novamente, reinicie o Assistente do Usuário”.
    Enfim, o que me sugere?
    E será que existe algum programa mais recente que trabalhe com o reconhecimento de voz na língua portuguesa? O Dragon, segundo pesquisei, não faz.
    Att.
    Augusto Zanelato Júnior

  48. Estevão Augusto disse:

    olá.
    hehehe, o jeito é a máquina virtual mesmo.
    há o https://guile3d.com/pt/ mas não sei como é.
    abraço

  49. Guilherme disse:

    Win 7 ultimate + Virtual PC + Via Voice instalado + microfone não funciona

    Solução: barra superior (aquela que tem as opções: ação – USB – ferramentas – crtl/alt/del) ir em ferramentas. Clique em desabilitar recursos de integração. O programa vai pedir para inserir a senha como se tivesse inicializando o win.

    Assim o Virtual PC dissocia do win7, permitindo que funções como mic funcionem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *