Tecnologia assistiva / acessibilidade no Ubuntu 9.10 Karmic Koala

Depois de sofrer muito com a versão 8.10 e de ter medo de fazer a atualização automática para a versão 9.04 (a última vez que fiz algo do tipo, o computador demorou mais de 24h para atualizar), eu tomei coragem e fiz uma instalação zerada da versão 9.10, que é a mais recente. Graças a Deus, correu tudo certo e até agora não deu grandes problemas, com exceção de três coisas: o microfone deixou de funcionar (a solução está aqui), a disposição do teclado apenas para Brasil não fica gravada (é necessário apagar a disposição EUA toda vez que o sistema é reiniciado) e o uso do Clique automático faz travar o sistema (o jeito é usar o KMouseTool, explicado mais adiante).
Algumas ferramentas acessíveis disponíveis nessa distribuição do Linux estão a seguir.

[Teclados virtuais]

  • Onboard: Se for instalar o sistema operacional através do Live CD, ao surgir a tela de instalação, pressione a tecla F5 e selecione o teclado virtual, pois assim esse teclado já estará disponível logo que o sistema iniciar depois da instalação. Se o Onboard ainda não tiver sido instalado, faça-o através da Central de programas do Ubuntu, em cuja caixa de pesquisa é só digitar onboard e mandar instalar. Antes de utilizá-lo, lembre-se de configurar esse teclado ao seu gosto (ele tem mais recursos que as versões anteriores) indo até o menu Aplicativos, Acessibilidade.
  • Kvkbd virtual keyboard for KDE: vá em Aplicativos, Central de programas do Ubuntu, escreva kvkbd no campo de procura e mande instalar.

[Clicador de mouse / autoclique / auto-clique]

  • KMouseTool KDE mouse manipulation tool for the disabled: vá em Aplicativos, Central de programas do Ubuntu, escreva kmousetool no campo de procura e mande instalar.

[Tela de boas-vindas / tela de login acessível]

  • Essa parte é a que eu mais gostei nessa versão, pois agora não é mais necessário configurar isso, já aparecendo o teclado virtual automaticamente.

[Janelas de senha]

  • Esse recurso já existia anteriormente mas esqueci de mencionar antes e ele consiste em permitir que se digite todas as senhas requeridas utilizando-se do teclado virtual. Para fazer isso, vá em Sistema, Preferências, Tecnologias assistivas e marque Janela para senha como uma janela normal.

[Kubuntu 9.10 Karmic Koala]

  • Esse bicho aí é uma distruibuição do Ubuntu que, ao invés do ambiente gráfico Gnome, serve-se do KDE, que na minha opinião é muito melhor, mais fácil de mexer e mais bonito do que o ambiente padrão. Vale a pena usá-lo, o que pode ser feito instalando-se o pacote kubuntu-desktop através do Gerenciador de pacotes Synaptic e seguindo as instruções que estão em inglês no sítio help.ubuntu.com/community/FromUbuntuToKubuntu. Mas cuidado, pois ele pode dar sérios problemas se a sua placa de vídeo for a NVIDIA GeForce MX 440, que é o meu caso (por isso, infelizmente, não posso usar o Kubuntu).

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *