Mouse Ocular e ROCC – Rastreador de objetos para controle de cursor (atualiz.17/10/9)

Fonte: Fundação Desembargador Paulo Feitoza

Projeto Mouse Ocular

A FPF desenvolveu o projeto Mouse Ocular com a esperança de dar oportunidades às pessoas que não podem se movimentar por meio de seus membros superiores.

Como funciona
A tecnologia utilizada no projeto Mouse Ocular integra conhecimentos da fisiologia através dos movimentos dos olhos e a partir destes, são capturados através de eletrodos de ECG (Eletrocardiograma). Estes sinais são codificados e reconhecidos pelos seus padrões de movimentação por meio de um hardware especifico. Em seguida, a codificação do mover dos olhos do usuário é enviada por uma interface de comunicação USB para um computador pessoal do padrão PC.

Vantagens
A grande vantagem ou benefício que o Mouse Ocular oferece, é a possibilidade de pessoas portadoras de deficiências, como tetraplegias, poderem utilizar plenamente um computador, através da digitação de palavras, frases ou textos, navegação na Web e utilização de qualquer software, usando somente o piscar e movimentos dos olhos. Com isso, é trazido de volta a elas, a auto-estima e a inclusão digital e social.

O Mouse Ocular já foi adaptado para a comercialização e já se encontra em uso.

Reconhecimento
Com este projeto a FPF ganhou em 2005 o prêmio FINEP de produto em primeiro lugar da região Norte.

Projeto ROCC – Rastreador de objetos para controle de cursor

A FPF está sempre na busca pelo desenvolvimento de projetos que dêem oportunidade aos portadores de necessidade especiais. O ROCC vem para aumentar mais esta série de projetos. Com o objetivo de dar acesso aos portadores de deficiência motora, a FPF desenvolveu o ROCC.

Como funciona
A partir das imagens capturadas por meio de uma webcam simples e de baixo custo, o ROCC emprega avançadas técnicas de processamento digital de imagens para identificar automaticamente o ponto central situado entre os olhos e logo acima do nariz de uma pessoa. Com este ponto identificado, pode-se realizar o controle do mouse através da navegação no vídeo capturado, com movimentos da cabeça. A realização de cliques é possibilitada através de detecção de simples aberturas de boca, complementado a interatividade necessária para navegação em internet, envio e recepção de e-mails, além de uma infinidade de outras aplicações.

Vantagens
Utilizar o ROCC não requer muita experiência, pois se constitui somente de um software a ser instalado em um computador pessoal, o qual tenha acoplado uma webcam comum, dispensando a utilização de um hardware específico. Também não impõe ao portador de necessidades especiais a utilização de quaisquer tipos de sensores ou marcações especiais, tais como eletrodos, faixas adesivas ou óculos. Além disto, seu método de controle de cursor é intuitivo, possibilitando uma rápida aprendizagem e adaptação ao sistema.

Assim como os demais projetos, o ROCC, permite a inclusão do portador de necessidade no mundo corporativo (estudos, emprego) e no social, possibilitando uma maior autonomia ao indivíduo, elevando assim sua auto-estima.


*****
O Mouse Ocular está sendo produzido pela empresa brasileira Digibras Indústria do Brasil, do grupo CCE.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

4 Respostas

  1. Claudionisio Souza dos santos disse:

    Tenho uma filha com uma síndrome rara e quero saber mais sobre o aparelho

  2. Estevão Augusto disse:

    eu também gostaria mas infelizmente não consegui contatar.

  3. Valeria Gomes da rocha disse:

    Tenho um filho com oito anos com doença degenerativa e tenho interesse no aparelho pois ele não fala e as vezes nos comunicamos por gestos como adquirir este aparelho e quanto custa por favor me informe.

  4. Estevão Simões Augusto disse:

    infelizmente não foi para frente.
    fale com http://www.civiam.com.br/civiam/index.php/tecnologia-assistiva-equipamentos.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *