Acessibilidade / tecnologia assistiva no Ubuntu 8.10 Intrepid Ibex (atualiz.22/12/09)

Eu sempre quis sair do ambiente Windows e experimentei fazer uma instalação do sistema operacional Ubuntu há quase 1 ano atrás, porém fiquei decepcionado pois os diversos recursos de acessibilidade que ele tem deixam muito a desejar, o que complica demais para o deficiente físico utilizá-lo. E essa última versão é a pior de todas porque dá muito pau, inclusive eu recomendaria a vocês a não fazer a atualização para essa versão 8.10, visto que a versão anterior, Ubuntu 8.04 LTS Hardy Heron, é bem mais estável. Em todo caso, segue abaixo como instalar ferramentas de acessibilidade presentes neste sistema, lembrando que é necessário antes habilitar as tecnologias assistivas através do menu Sistema-Preferências-Tecnologia Assistiva e reiniciar o sistema.

Teclados virtuais / teclado virtual:

  • Kvkbd virtual keyboard for KDE: vá em Aplicativos-Adicionar/remover, escreva Kvkbd no campo Procurar, selecione e mande instalar.
  • Simple On-screen Keyboard – SOK – onboard: vá em Sistema-Administração-Gerenciador de pacotes Synaptic, escreva Onboard no campo Busca rápida, selecione e mande instalar.
  • Software virtual keyboard – xvkbd: vá em Sistema-Administração-Gerenciador de pacotes Synaptic, escreva Xvkbd no campo Busca rápida, selecione e mande instalar.
  • Teclado no Ecrã – GNOME Onscreen Keyboard – GOK is the GNOME Onscreen Keyboard: vá em Aplicativos-Adicionar/remover, escreva GOK no campo Procurar, selecione e mande instalar.

Clicador de mouse / autoclique / auto-clique:

  • Mousetweaks: vá em Sistema-Preferências-Rato-Acessibilidade-Clique automático e selecione Iniciar o clique quando o movimento do apontador for parado.
  • KMouseTool KDE mouse manipulation tool for the disabled: vá em Aplicativos-Adicionar/remover, escreva KMouseTool no campo Procurar, selecione e mande instalar.


Tela de boas-vindas / tela de login acessível:
vá em Sistema-Preferências-Tecnologias assistivas-Início de sessão acessível; na aba Local, em Estilo, selecione Simples; na aba Acessibilidade, marque Ativar acessibilidade no início da sessão; Fechar. Abra o terminal e digite

gksudo gedit /etc/gdm/modules/AccessDwellMouseEvents

para abrir o arquivo de configuração de gestos, no qual deve ser acrescentada a linha

RBLT I 10000 /usr/bin/onboard --size 500x180 -x 20 -y 10

antes da linha que começa escrita assim

 
TBLR I 10000 /usr/bin/gok --login --access-method=...

(os “…” depois do “=” no final desta linha fui eu quem colocou em substituição ao termo “directselection” pois pode ser que venha escrita outra coisa no lugar deste termo conforme a versão). Salve e feche o editor. Agora, na próxima vez que aparecer a tela de boas-vindas, movimente o cursor do mouse o mais parecido possível ao que está indicado nas setas da imagem abaixo:

Feito isso, irá aparecer um teclado virtual no canto esquerdo da tela.

Tem mais coisa no Site de recursos de acessibilidade no Linux – LARS.

Observação: esqueça essa versão e instale o Ubuntu 9.10 Karmic Koala.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

2 Respostas

  1. Estevão Augusto disse:

    Marco disse…
    Recomendo que teste a versão do Ubuntu 9.04 remasterizada:
    http://www.linuxacessivel.org/2009/05/04/dvd-personalizado-do-ubuntu-904/
    22 de maio de 2009 17:51

    Estevão Augusto disse…
    boa ideia! valeu. abs.
    24 de maio de 2009 18:25

  2. […] de sofrer muito com a versão 8.10 e de ter medo de fazer a atualização automática para a versão 9.04 (a última vez que fiz algo […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *