Projeto MOTRIX – computação para deficientes motores

Fonte: intervox.nce.ufrj.br/motrix

Introdução

O MOTRIX é um software que permite que pessoas com deficiências motoras graves, em especial tetraplegia e distrofia muscular, possam ter acesso a microcomputadores, permitindo assim, em especial com a intermediação da Internet, um acesso amplo à escrita, leitura e comunicação. O acionamento do sistema é feito através de comandos que são falados num microfone.

O uso do Motrix torna viável a execução pelo tetraplégico de quase todas as operações que são realizadas por pessoas não portadoras de deficiência, mesmo as que possuem acionamento físico complexo, tais como jogos, através de um mecanismo inteligente, em que o computador realiza a parte motora mais difícil destas tarefas. O sistema pode ser acoplado a dispositivos externos de home automation para facilitar em especial a interação do tetraplégico com o ambiente de sua própria casa.

O Motrix vem sendo desenvolvido no Núcleo de Computação Eletrônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) desde março/2002.

A coordenação do projeto é do Prof. José Antonio Borges.

Como obter uma cópia do Motrix
Clique aqui para baixar o programa gratuito Motrix.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

Uma resposta

  1. Estevão Augusto disse:

    Marco disse…
    Eu creio que este projeto tem potencial de ser melhor do que o Motrix:
    Acessibilidade: Movimentos do mouse com a face http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Acessibilidade-Movimentos-do-mouse-com-a-face-%28eViacam%29/
    22 de maio de 2009 17:55

    Estevão Augusto disse…
    pode ser…
    valeu. abs.
    24 de maio de 2009 18:27

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *