Minilax para prisão de ventre

Atenção: consulte seu médico e nutricionista antes de seguir qualquer das recomendações abaixo.

Depois de bastante tempo a tomar um composto fitoterápico de 500mg constituído por cáscara sagrada e fucus
da farmácia Panizza – uma cápsula todo dia após o jantar -, esse composto, que é tipo laxante, parou de fazer efeito, mesmo eu passando a ingerir duas cápsulas por dia. Entretanto, após essa questão, encontrei a solução para a minha dificuldade de evacuação: Minilax, da Eurofarma. Ele é uma pequena bisnaga, como se fosse um mini-enema, porém não tem contra-indicações nem efeitos colaterais e o desconforto para aplicar é bem menor do que o enema convencional. Eu uso 1 todas as manhãs e 15 minutos depois as fezes saem sem precisar fazer esforço!

Mesmo assim, acho que as dicas abaixo continuam sendo válidas também…

Eu tenho o intestino “preso” mas estou agora conseguindo lidar com isso razoavelmente tomando bastante líquido e ingerindo salada de alface com azeite uma vez ao dia, mexerica ou laranja com bagaço ou kiwi duas vezes por dia e mamão e ameixa seca cozida na água e mel uma vez ao dia. Também estou evitando comer coisas que causem constipação: batata, arroz, banana maçã e nanica, cenoura cozida, mandioca, mandioquinha, abóbora, abobrinha, maçã, grão de bico, goiaba, derivados de milho, inhame, cará, fubá e chocolate.
Dizem que o laxante lactolona 5ml é muito usado por quem tem
DMD, mas eu prefiro evitar ao máximo tomar laxantes, sobretudo após uma experiência horrível que eu tive recentemente ao ingerir o laxante Dulcolax. O que aconteceu foi que, em uma quinta-feira, eu não consegui evacuar satisfatoriamente pois meu intestino estava ressecado; já na sexta-feira, não consegui evacuar nada, nem mesmo utilizando supositórios; tomei o Dulcolax mas não fez efeito algum até sábado à noite e, com isso, tomei mais um comprimido dele; até quase na hora do almoço de domingo ainda não havia dado nenhum efeito, portanto resolvi fazer 1 lavagem com enema, o que mesmo assim não ajudou muito, pois embora um pouco de fezes foram evacuadas, a “rolha” de fezes ressecadas que havia sido formada não saiu; à tarde veio enfim o efeito do Dulcolax, dando cólicas terríveis, as quais só terminaram cerca de uma semana depois, sendo que durante esse período eu tive de ficar de fraldas, pois além de ser trabalhoso para me colocar no banheiro várias vezes seguidas, o assento da cadeira sanitária começou a me machucar (não uso almofada d’água porque fico desequilibrado) por causa dos longos tempos que precisei ficar sentado nela. O que eu pude aprender com isso foi que é necessário ter uma alimentação regulada, tomar muito cuidado com laxantes e, principalmente, nunca deixar para evacuar o restante das fezes no dia seguinte (utilize quanto tempo e supositórios forem necessários), porque é pior depois.

Apoio:

Santa Catarina Terapia Respiratória

15 Respostas

  1. mari disse:

    tenho intestino preso uso sempre o supositorio ou o minilax mas n faz mal usar quase todos os dias n??

  2. Estevão Augusto disse:

    uso minilax todo dia há mais de 2 anos e nunca me fez mal .
    abraço .

  3. Estevão Augusto disse:

    Larissa mantovani disse…
    olá,problema de intestino preso é muito serio para nos,faz parte da vida de cada pessoa das grandes metropoles,associada à ma alimantação diaria.queria deixar uma dica aqui.pra mim é otimo,me ajuda bastante. http://www.intestinopreguicoso.com.br , este site é um dos melhoes sobre o assunto,muito completo.

    ps.eu criei um blog do assunto baseado nesse site,se puder me adicionar o link,seria bem interessante.obrigada

    intestinopreguicoso.blogspot.com
    15 de maio de 2007 14:28

  4. […] anos fazendo uso do medicamento Minilax para facilitar a evacuação devido a eu sofrer de intestino “preso”, ele infelizmente deixou […]

  5. Pedro disse:

    Preciso de ajuda,alguém pode me indicar um supositório eficaz para defecar.Eu já uso DULCOLAXE mas não tou a efeito nenhum.

  6. Estevão Augusto disse:

    tenta vários sachês de muvinlax.
    se já tentou sem sucesso, uma alternativa que detesto é o flit enema.
    se mesmo assim não resolver, veja com seu plano de saúde ou posto de saúde se eles podem lhe aplicar um clister, que é um procedimento bem invasivo e desagradável.
    abraço.

  7. lupercio Barbosa disse:

    Passo por esse problema ha 6 meses sem ter vontade de defecar e muita dificuldade para tal ato, utilizei como laxante o Gutalax ,15 gotas, mas ele inevitavelmente vai perdendo o efeito e cada vez mais precisa de mais gotas.
    Me recomendaram um Homeopatico para prisão de ventre, e estou me dando bém; E o COMPLEXO 46 dois comprimidos juntos é um laxativo suave, daí tomo ele assi m: 1 ao deitar e outro no dia seguinte em jejum, 10/12 horas depois surte o efeito mixto de normal com um pouco de diarreia, mas é apenas 1 ou duas vezes e pronto, como os medicos não consideram obstipação uma frequencia de 2/ou 3 dias de intervalo, dá pra fazer um controle.

  8. Estevão Augusto disse:

    já cheguei a tomar 3 comprimidos do 46 e não surtiu efeito.
    mas tinha uma época que fundava para mim mas dava cólica e diarreia, ao contrário do muvinlax.

  9. Ruth disse:

    Isso deve ser mais um médicamento novo no mercado que nem efeito faz, já tomei um tal de 46 e não fez efeito, só tinha o preço caro, efeito que é bom nada, vou usar é supositório, uma vez o médico no hospital me deu uma lavagem ou foi supositório foi coisa de 1 minuto para cagar.

  10. Estevão Augusto disse:

    já está até bastante tempo no mercado.
    infelizmente o supositório não consegue amolecer fezes muito ressecadas, já o minilax, sim.
    abraço.

  11. laire santana branco disse:

    estou a 90 dias com dificulade para ir aos pes, hoje usei minilax, funcionou.laxante tomei tudo que existe no mercado, agora estou tratando da flora intestinal, e o complexo 46 me ajuda muito. abraços.

  12. Estevão Augusto disse:

    experimenta muvinlax.

  13. Wagner disse:

    Eu sempre faço uso do MINILAX quando sinto que estou com dificuldades para evacuar. Pra mim faz efeito na hora.

  14. Mariana disse:

    Estou a dias com dificuldade pra evacuar, sinto muita vontade mas não sai nada e dói demais. Tomei vários laxantes e nada, usei Minilax um dia e resolveu mas no segundo dia não ajudou tanto, não sei mais o que fazer já estou desesperada com isso

  15. Lupercio guline disse:

    Pessoal, sofro com constipação há décadas, mas quando se é mais novo parece que os medicamentos surtem mais efeito. Agora estou com 71 anos. Estou sem fazer nada há 15 Dias no momento deste post. Eu procuro usar picossulfato de sódio com 13 gotas e leva para mim 18 HS para fazer efeito e daí saia bastante fezes. Só que nesta última vez já usei duas vezes e não resolveu. Talvez devesse aumentar a dose para ver o resultado. Estou com dores e inchado. Acabei de usar duas bisnagas de minilax tem 1 hora e nada ainda. Tem pessoas aqui comentando que usam o 46 achando que é fitoterápico, mas se olharem a composição, ele tem picossulfato de sódio que é o gutallax. Tinha muito mais para comentar , mas o post ficará grande. Nós que sofremos com isso temos que continuar passando informações para nós ajudar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *